Notícias

 
Hospital Dom Helder é inaugurado e começa a atender nesta sexta-feira, sob administração do IMIP

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inaugurou ontem (01), às 16 horas, o Hospital Metropolitano Sul - Dom Hélder Câmara (HDC), que será administrado pela Fundação IMIP Hospitalar. Durante a solenidade de inauguração, foi celebrada uma missa no pátio externo da unidade de saúde, que fica localizada às margens da BR-101 Sul (KM 28, S/N).

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do IMIP, Antonio Carlos Figueira, do secretário estadual de Saúde, Frederico Amâncio; do prefeito do Recife, João da Costa e do governador Eduardo Campos, que ressaltou os benefícios que o HDC vai trazer à região. "O hospital vai desafogar os outros hospitais da cidade. Funcionará nos mesmos moldes que o Hospital Miguel Arraes, um modelo de gestão que vem dando certo", disse o governador a uma platéia entusiasmada com a chegada do hospital.


O presidente do IMIP iniciou seu discurso falando do enorme significado em administrar um hospital que leva o nome de Dom Hélder Câmara, amigo do Professor Fernando Figueira e grande incentivador do IMIP. “É com todo nosso entusiasmo e experiência que assumimos a gestão deste Hospital, com o compromisso de oferecer mais uma vez ao Poder Público a colaboração complementar na assistência à saúde da população”, disse Antonio Carlos Figueira, que citou o pensamento de Dom Hélder: “...neste nosso Nordeste, o IMIP é uma benção divina”.

A expectativa é que, quando estiver pronto e funcionando em sua capacidade máxima, a unidade beneficie cerca de 1,2 milhão de pessoas de dez municípios da RMR e litoral sul, incluindo Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Primavera, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e São José da Coroa Grande. No entanto, o Hospital Dom Helder funcionará com apenas 30% de sua capacidade total nesses primeiros meses de funcionamento.

O Imip Hospitalar também responderá pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão/Engenho Velho e Jaboatão/Barra de Jangada, esta última inaugurada hoje pela manhã.

O Dom Helder é uma unidade referenciada, destinada a pacientes encaminhados por Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos. O modelo de gestão tem o objetivo de otimizar os serviços e fazer com que doentes graves não disputem espaço com pacientes com viroses, febres e pequenos cortes.

Construída em uma área de 12.734 mil metros quadrados e dividido em quatro pavimentos, a unidade contará com 157 leitos distribuídos nas enfermarias de Clínica Médica, Cardiologia Clinica e Cirúrgica e Traumato-ortopedia, Unidade de Cuidados Intensivos (UTI Geral com 28 leitos) e observação na emergência. No total, foram investidos mais de R$ 80 milhões com a construção e compra de equipamentos.

A equipe multidisciplinar do Hospital será composta por 172 médicos de diversas especialidades, além de 120 profissionais de outras áreas da saúde, como enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas. No total, haverá 820 funcionários no hospital.  Tem capacidade para realizar, anualmente, 29 mil consultas, 7.900 internações, 200 mil procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e 52 mil atendimentos de urgência, nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia Clínica e Cirúrgica e Traumato-ortopedia para pacientes adultos.

Amigo do Professor Fernando Figueira e grande colaborador e incentivador do IMIP, Dom Hélder Câmara disseminou seu celebre pensamento entre todos que fazem o IMIP: “É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. E graça das graças é nunca desistir”.



Veja a íntegra do discurso do presidente do IMIP

Publicado em: 02.07.2010
 
     
 

Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil. CEP 50070-550.
Tel. (81) 2122.4100 - Fax: (81) 2122.4703 - E-mail: imip@imip.org.br - Caixa Postal 1393

Cartello