HRJ/IMIP Hospitalar seleciona voluntários

“Voluntário, se doar a uma causa é ter no coração o dom do amor”. Com essa mensagem foi iniciado ontem (23/08) no Hospital Regional de Juazeiro-HRJ, mais um processo de seleção de voluntários para o programa de voluntariado do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP.  Cerca de 30 pessoas participaram do primeiro dia de seleção e treinamento, todos foram entrevistados por uma equipe da coordenação geral do setor de voluntariado do IMIP em Recife e receberam instruções a cerca da humanização no trabalho voluntário e conheceram os critérios exigidos para se tornar um voluntário.

De acordo com a coordenadora de voluntariado do HRJ, Luciana Lino, o objetivo é terminar o ano de 2010 com 60 voluntários no hospital.  Atualmente, 12 pessoas atuam no setor. “Eles são divididos em equipes de cinco pessoas e precisam prestar quatro horas de serviço semanais ao hospital, uma vez por semana”, afirmou.

Os voluntários estarão em constante contato com pacientes internados no HRJ. Eles têm a missão de realizar trabalhos de entretenimento com os pacientes, fazer um acompanhamento pessoal, além de humanizar o atendimento oferecido e amenizar o ambiente hospitalar. “Nós estamos agradecidos a todas essas pessoas que se dispuseram a ser voluntários. A alegria é nossa e de nossos pacientes. Esse é um trabalho de muita importância no HRJ”, declarou a superintendente do Hospital Regional, Graça Carvalho, que deu as boas vindas aos futuros voluntários.

Para a coordenadora geral de voluntariado do IMIP, Rejane Leão, ser voluntário é “entender o próximo”. Ela dirigiu a seleção e o treinamento e explicou que o programa de voluntariado do Instituto existe há 11 anos, contando hoje com mais de 400 voluntários. “É um prazer imenso trabalhar como voluntário. Isso nos deixa mais humildes, humanos. Passamos a compreender mais as pessoas”, declarou. A mensagem foi entendida pelo aposentado Aristóteles Cesar Amador, candidato a voluntário. “Estamos plantando uma semente. Vamos dar um pouco de nós para as pessoas que estarão precisando. Veremos os frutos depois”, disse.

O programa de voluntariado do HRJ foi implantado em novembro de 2009. Quem deseja ingressar no programa pode procurar a sede do HRJ, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro. Maiores informações pelo telefone (74) 3612-7808.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do HRJ

Publicado em: 24.08.2010

Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil. CEP 50070-550.
Tel. (81) 2122.4100 - Fax: (81) 2122.4703 - E-mail: imip@imip.org.br - Caixa Postal 1393

Cartello