Notícias

 
Serviço de Reprodução Humana do IMIP realiza o sonho de ter um filho

Desde janeiro de 2004, funciona no IMIP o Serviço de Reprodução Humana Assistida. Sob a coordenação da médica Madalena Caldas, o setor tem como finalidade básica solucionar os efeitos da esterilidade e infertilidade conjugal através dos procedimentos técnicos no âmbito da concepção assistida.

A partir dos tratamentos já realizados nasceram seis bebês e cinco gestantes estão sendo acompanhadas. Quesiane Santana queria ter um filho há anos. Aos 29 anos, ela conseguiu realizar o sonho. “Fiquei muito feliz, eu esperei muito por isso”, comentou. O pequeno Emanuel está com dois meses, saudável e só traz alegria para a família.

O tratamento oferecido pela reprodução humana é uma oportunidade para as pessoas que têm dificuldade para ter filhos. Em 2010, foram realizadas 50 fertilizações in vitro e 10 inseminações artificiais no serviço do IMIP.  No entanto, para que esse desejo seja concretizado muitas etapas devem ser superadas. A fila de espera é uma delas.  Atualmente, cerca de 600 pessoas estão aguardando atendimento no IMIP, o que só acontece cerca de cinco a seis anos após entrar na lista. 

Para colocar o nome na lista de espera, é necessário um encaminhamento do SUS, em seguida, uma avaliação dos médicos da esterilidade para posterior encaminhamento para o ambulatório da reprodução humana. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, formada por médicos especialistas em reprodução humana, biomédicos, enfermeira, psicólogo, assistente social, psiquiatra, andrologista e ultrassonografista.

O IMIP sempre tem investido em qualificação profissional e aquisição de equipamentos e tecnologia de ponta para receber bem os pacientes e oferecer condições adequadas ao trabalho dos profissionais. A estrutura do Serviço de Reprodução Humana do IMIP é composta por um laboratório de fertilização in vitro, dois consultórios médicos, sala de coleta de sêmem, um bloco cirúrgico, sala de repouso e vestuário para o paciente.

 O serviço está localizado no 3º andar do Ambulatório Central do IMIP e funciona de segunda à sexta-feira.

 



Publicado em: 03.02.2011
 
     
 

Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil. CEP 50070-550.
Tel. (81) 2122.4100 - Fax: (81) 2122.4703 - E-mail: imip@imip.org.br - Caixa Postal 1393