Notícias

 
Serviço de Oncologia Pediátrica do IMIP é referência nacional

Referência nacional no tratamento do câncer infantil, o Serviço de Oncologia Pediátrica do IMIP se destaca por oferecer um atendimento humanizado de alta qualidade com uma equipe especializada e equipamentos de última geração. No setor, que dispõe de 42 leitos, são atendidos pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer, entre zero e 21 anos. O serviço atende, em média, 160 novos casos de câncer por ano e mais de 70% das crianças portadoras de leucemia tratadas no IMIP são curadas.

O serviço ocupa uma área de 2 mil m² em três andares, sendo dois deles destinados às enfermarias. A Oncologia Pediátrica do IMIP tem ainda de uma UTI Pediátrica própria, com seis leitos. Além disso, dispõe de uma sala de procedimentos onde podem ser feitas quimioterapia, biopsia de medula óssea e mielograma. O Serviço conta ainda com um laboratório especializado nas áreas de patologia, imunofenotipagem e biologia molecular, que permite uma melhor caracterização e definição das diversas doenças malignas da criança.

O atendimento no IMIP pode ser feito na forma de consulta clínica ou ambulatorial. No Hospital-Dia, os pacientes chegam pela manhã, fazem a coleta de exames e recebem os resultados ainda neste período. "O grande diferencial é que oferecemos um atendimento global ao paciente e um suporte psicológico para os familiares, de maneira que eles saibam lidar com o câncer", afirma o médico Francisco Pedrosa, responsável pelo Serviço de Oncologia Pediátrica do IMIP. A equipe é composta por diversos médicos pediatras especialistas em oncologia, hematologia, patologia, biologia molecular e cirurgia, além de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

CREDENCIAMENTO – Desde 2009, o IMIP é credenciado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) como Centro de Aperfeiçoamento em Cirurgia Oncológica Pediátrica. Devido a uma grande demanda de pacientes e realização de cirurgias de alta complexidade, o IMIP foi o único hospital do Norte-Nordeste a ser credenciado pela CIPE.  Com isso, a instituição passou a oferecer estágios com seis meses de duração para cirurgiões pediátricos de toda a América Latina que desejarem se aperfeiçoar na área de cirurgia oncológica pediátrica.



Publicado em: 20.07.2012
 
     
 

Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil. CEP 50070-550.
Tel. (81) 2122.4100 - Fax: (81) 2122.4703 - E-mail: imip@imip.org.br - Caixa Postal 1393

Cartello