Notícias

 
Cirurgião plástico do IMIP tira dúvidas sobre a cirurgia de redução de mama

É normal ouvirmos mulheres insatisfeitas com o tamanho das mamas, seja pela falta ou pelo excesso. No IMIP uma equipe composta por 10 cirurgiões plásticos, trabalha pra transformar o incômodo dessas mulheres em satisfação com seu corpo. O chefe da residência em cirurgia plástica, Dr. Ivo Salgado, falou sobre a cirurgia de redução de mama e tirou as dúvidas mais comuns sobre mamoplastia redutora, no popular, redução de mama.

Com quantos anos a mulher pode realizar a cirurgia?

Acima dos 14 anos já é possível realizar a cirurgia. Garotas menores de idade precisam da autorização dos pais ou responsáveis.
 
 Quais motivos elas procuram a cirurgia?
 
Geralmente por motivo de saúde, pois as hipertrofrias mamárias, ou seja, o aumento exagerado das mamas, causam desconforto e dores na musculatura das costas e dos ombros, devido ao peso. Mas elas também fazem por motivos de estética, por se sentirem incomodadas com o tamanho. Por exemplo, algumas meninas que tem mamas grandes, vão à praia de biquíni, mas vestidas com uma blusa larga pra esconder o tamanho dos seios.
 
Como é feito o corte da cirurgia?
 
No caso das mamas grandes e “caídas”, é feito um corte em forma de T invertido. É realizada uma incisão no sulco mamária, e outra vertical de tamanho médio até a auréola.
 
Existe algum risco das mamas voltaram ao tamanho anterior caso a mulher engravide?
 
Dificilmente as mamas aumentam novamente. Quando a mulher engravida, as mamas crescem devido ao leito que produzem, mas, passada essa fase de amamentação, as mamas voltam ao tamanho normal.
 
Em relação à cicatrização: como fica a cicatriz?
 
Isso depende muito da paciente e da pele dela, mas pessoas de pele escura, e as mulheres jovens, a tendência é que a cicatriz fique mais grossa. Porém, no geral, a cicatriz reduz depois de seis meses. 
 
Quanto tempo dura a recuperação?
 
Aconselhamos que atividades físicas e tomar banho de sol (de praia) no mínimo com três meses. E durante o primeiro mês, após a cirurgia, a mulher deve usar um sutiã especial.


Publicado em: 15.01.2013
 
     
 

Rua dos Coelhos, 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil. CEP 50070-550.
Tel. (81) 2122.4100 - Fax: (81) 2122.4703 - E-mail: imip@imip.org.br - Caixa Postal 1393