Home
Botao pesquisar - Imip

Departamento de Assistência Farmacêutica

A farmácia do IMIP surgiu na década de 80. O setor começou a ser organizado em 1987 com a adoção das práticas de padronização dos medicamentos, tendo se concretizado cinco anos depois, quando o serviço passou a Departamento de Assistência Farmacêutica.

Ocupa uma área superior a 800 m², e engloba os setores de Farmacotécnica, Central de Nutrição Parenteral, Farmácia de Diluição de Quimioterápicos, Dispensação Interna de Medicamentos e Material Médico Hospitalar, Farmácia Ambulatorial, Central de Abastecimento Farmacêutico e Farmácias Satélites localizadas nos centros cirúrgicos hospitalar, ambulatorial e hemodinâmica.
Foi inaugurada em abril/2015 a Central de Dose Unitária do IMIP. O espaço fica localizado no 6º andar do Hospital Geral de Pediatria – HGP e conta com uma equipe de 07 Farmacêuticos e 12 Auxiliares de Farmácia. O serviço é pioneiro na rede SUS e o primeiro em Pernambuco. Tem como objetivo o uso correto e seguro dos medicamentos, de forma fracionada, pelas crianças internadas na Instituição.

O DAF possui em seu quadro funcional, profissionais de nível superior com as titulações de Mestres, Especialistas e Graduação, perfazendo um total de trinta farmacêuticos, além de um Administrador. Conta também com funcionários de Nível Médio, que seguem rigorosamente os manuais de procedimentos e rotinas operacionais.

Conta com profissionais farmacêuticos na Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Comissão de Nutrição Enteral e Parenteral.

Dispensa medicamentos para pacientes adultos internados utilizando o Sistema de Dispensação por Dose Individualizada.

A Farmácia de Ambulatório dispensa medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde aos pacientes cadastrados no Programas DST/AIDS, Dor Crônica, bem como Tuberculose e Diabetes, além de dispensar medicamentos para alta hospitalar e ambulatórios especializados tais como renal e oncologia pediátrica e adulto.

Em 2008 a farmácia passou a acolher os estudantes do curso de graduação em farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, acolhendo semestralmente estudantes do 1º, 7º e 9º período. Em 2009 foi iniciada a Residência em Planejamento e Gestão de Serviços e Farmácia Hospitalar, atualmente com três vagas e em 2014 foi incluído o profissional farmacêutico nas Residências Multiprofissional em Cuidado Paliativo e Multiprofissional em Saúde do Idoso, sendo contemplada uma vaga para cada programa. Enfatizando a importância do trabalho em equipe multiprofissional e da construção de novos modelos de assistência que fortaleçam a autonomia e a capacidade de pensar nas questões clínicas e institucionais tendo por base uma proposta diferenciada de atividades de ensino.

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100