Home
Botao pesquisar - Imip

Vigilância Epidemiológica do IMIP

A Comissão de Vigilância Epidemiológica (CVE) realiza a coleta, análise e disseminação das informações das doenças de notificação compulsória e eventos vitais (nascimentos e óbitos) que são registrados nos sistemas de informação em saúde: SINAN (Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação), SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) e SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade). Estas informações são importantes para o planejamento, promoção, prevenção e controle das ações de saúde, não só no Complexo Hospitalar IMIP, mas para todos os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a CVE realiza as investigações de óbitos infantis, fetais, maternos e de mulheres em idade fértil, participa dos Comitês Estaduais de Mortalidade Infantil e Materna e de grupos de pesquisas científicas, emite boletins epidemiológicos, realiza detecção e busca de soluções referentes a agravos que podem afetar os profissionais de saúde.

A atuação da CVE em relação às doenças de notificação compulsória e eventos vitais (nascimentos e óbitos) ocorre da seguinte forma:

- Busca ativa diária das doenças de notificação compulsória nos diversos setores do IMIP. Após a notificação destas doenças, os casos são acompanhados sistematicamente pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar até o seu encerramento (confirmação ou descarte). Quando detectadas doenças de notificação imediata, como, por exemplo, leptospirose, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), coqueluche, doença meningocócica, Paralisias Flácidas Agudas (PFA), doenças exantemáticas (rubéola e sarampo), dengue (óbitos), a CVE repassa, no mesmo dia, as informações aos órgãos competentes, visando detectar e combater surtos e epidemias;
- Revisão e correção das variáveis omissas ou incorretas das Declarações de Nascidos Vivos e Declarações de Óbito;
- Digitação das Fichas de Notificação/Investigação das Doenças de Notificação Compulsória, Declarações de Nascidos Vivos e Declarações de Óbito no SINAN, SINASC e SIM;
- Elaboração de relatórios dos sistemas de informação em saúde com envio para coordenadores das diversas clínicas do IMIP.

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100