Home
Botao pesquisar - Imip

Saúde da Criança

Centro de referência em diversas especialidades, este Instituto foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF e Ministério da Saúde. Foi ainda um dos primeiros a obter o certificado de Hospital de Ensino do país.

A enfermaria pediátrica do IMIP abriga 214 leitos de pediatria clínica, com uma média de internamento de 1.200 pacientes por mês. Sua ampla estrutura física dispõe de três leitos para pacientes que necessitam de isolamento, quatro leitos para crianças acompanhadas pelo serviço de pneumologia, além de salas específicas para as equipes médica, de enfermagem, nutrição e psicologia.

As crianças internadas são acompanhadas por grupo multidisciplinar composto por médicos pediatras, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Conta ainda com o apoio de pediatras especializados em diversas áreas como neurologia, cardiologia, nefrologia, imunologia, endocrinologia, reumatologia, gastroenterologia, entre outras.

A enfermaria de pediatria geral do IMIP tem estrutura física e capacidade técnica com poder resolutivo para diagnosticar e tratar casos de alta complexidade e conta com suporte laboratorial e radiológico ininterruptos. A emergência pediátrica é uma das mais procuradas em Pernambuco. Realiza por mês, em média, 6 mil consultas e 700 internamentos clínicos e cirúrgicos. A UTI pediátrica, com 16 leitos, atende 130 pacientes por mês. Como ocorre nas outras unidades, o responsável pela criança permanece com ela por tempo integral. O IMIP é o hospital do nordeste com maior número de leitos de UTI na área materno-infantil, num total de 52 leitos.

No departamento de cirurgia infantil, são realizados procedimentos de alta complexidade como transplantes renais, cirurgias cardíacas, oncológicas, neonatais, entre outros. São 182 leitos e um bloco cirúrgico com seis salas. Principal centro de tratamento de doenças renais pediátricas no norte-nordeste, o IMIP foi o primeiro hospital pediátrico da região a realizar transplante de rim.  O instituto realiza mais de 250 sessões de hemodiálise por mês.

O IMIP foi o primeiro hospital brasileiro a implantar o atendimento humanizado em unidades intensivas neonatais e é referência para gestação de alto risco. A unidade neonatal de alto risco recebe um número elevado de recém-nascidos prematuros e de baixo peso. São 50 leitos, sendo 18 de UTI e 32 de cuidados semi-intensivos.

No Ambulatório Pediátrico do IMIP, as equipes de saúde dispõem de uma estrutura física e tecnológica adequada para tratar os casos de doenças clínicas e cirúrgicas de alta complexidade na área infantil e da adolescência. Seu quadro de recursos humanos é altamente qualificado, o que contribui para que a pediatria do IMIP seja considerada a maior referência regional na assistência à criança do Norte e Nordeste.

O Ambulatório Pediátrico do IMIP é referência no tratamento de patologias de alta complexidade para todo o estado de Pernambuco, tais como: genética médica e fissurados lábios-palatais. Com uma equipe multidisciplinar especializada em pediatria, o serviço de atendimento externo ambulatorial atende cerca de 26 mil atendimentos por mês. Centenas de crianças carentes chegam diariamente do interior e dos estados vizinhos para se tratarem no IMIP.

A fim de prestar um atendimento exemplar, o Ambulatório disponibiliza tratamentos especializados em neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, ortopedia, reumatologia, hematologia, pneumologia, psicoterapia, psiquiatria, fonoaudiologia, fisioterapia motora e respiratória, nutrição, odontopediatria, neurocirurgia e eletroencefalograma, nefrologia, cardiologia, cirurgia pediátrica e cirurgia plástica, urologia, hepatologia, alergologia e imunologia, entre outros.

Possui ainda serviços de puericultura e imunização, onde menores de dois anos recebem atenção especial. Atividades de apoio às crianças e adolescentes vítimas de maus tratos também ganham destaque em ambulatório específico para acompanhamento dos acometidos por qualquer modalidade de violência.

Mãe e Filho

O IMIP foi o primeiro hospital do país a implantar o Projeto Método Canguru, em 1994. Esse modelo de assistência permite que a mãe e o filho prematuro fiquem juntos, em contato pele a pele, 24 horas, até a alta hospitalar. O Projeto Método Canguru do IMIP, antigo Mãe Canguru, foi adotado pelo Ministério da Saúde em todo o país. O IMIP também é pioneiro na implantação do aleitamento materno e conta com um Banco de Leite Humano que promove e incentiva o aleitamento. Em 2009, atendendo uma determinação do Ministério da Saúde, o IMIP desenvolveu uma técnica inédita no Brasil, a de iniciar a amamentação do bebê logo na primeira hora após o parto. Trata-se de um top 100% algodão que facilita e estimula o aleitamento logo nos primeiros instantes de vida.

O IMIP também é pioneiro no tratamento de AIDS em criança. O primeiro caso foi diagnosticado pelo IMIP em 1987.  Hoje o hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde como centro de referência nacional para HIV. O Hospital Dia, com 16 leitos,   atende a casos de crianças e adolescentes com alergia, doenças auto-imunes e imunodeficiências, principalmente crianças portadoras do vírus HIV/AIDS.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100