Home
Botao pesquisar - Imip

Unidade Método Canguru

A Unidade neonatal do IMIP foi pioneira no Brasil quando 1994 implantou o Método Canguru que serviu de modelo para o Ministério da Saúde que o tornou política pública disseminando o modelo nas maternidades brasileiras. Foi reconhecido pelo Ministérido da Saúde como o primeiro Centro de Referência Nacional.

As atividades realizadas pelo IMIP na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) como pais com livre acesso podendo permanecer 24h na unidade, mãe participando dos cuidados com o filho, entrada dos avós (desde 1996), preocupação com o sono colocando paninhos sobre as incubadoras, rolinhos para melhor posicionamento dos bebês nas incubadoras, entre outras, passaram a ser chamadas de 1ª etapa do método.

O IMIP criou uma enfermaria para os recém-nascidos que estivessem em condição de sair da UCIN e ficar com a mãe (2ª etapa) e o acompanhamento pós alta a cada 2/3 dias para uma melhor avaliação do aleitamento materno, ganho de peso, intercorrências, 3ª etapa.

A estrutura do serviço conta com berçário na unidade interna com 32 leitos de UCIN e 18 leitos de UTIN. São 52 leitos de alojamento conjunto. 

Após a alta da 3ª etapa (RN com peso maior que 2500g) ele permanece em acompanhamento até 14 anos. Nos primeiros anos as crianças são acompanhadas por uma equipe interdisciplinar: fonoaudióloga, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, neurologista, nutricionista e pediatra.

Contato

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100