Home
Botao pesquisar - Imip

Saúde do Adulto

A Clínica Médica do IMIP surgiu do desejo do seu fundador, o Professor Fernando Figueira, de prestar assistência integral às famílias pernambucanas. Teve início em agosto de 2005, com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), e no mesmo ano, o IMIP iniciou o atendimento a nível ambulatorial e de internamento em enfermaria. O crescimento do serviço fez com que fossem agregadas as diversas sub-especialidades hoje oferecidas. São realizados cerca de 3000 atendimentos em SPA, 4300 atendimentos em ambulatório e 80 internamentos em enfermaria por mês.

Sensibilizado com o cenário de Transplante no Estado de Pernambuco e de acordo com as políticas regionais do SUS, o IMIP inaugurou em abril de 2008, a Unidade Geral de Transplante (UGT). Nesta unidade são realizados transplantes de rim, coração, fígado, pâncreas, córneas. Também é feito o atendimento ambulatorial de referência, procedendo aos exames complementares, diagnósticos, orientações de tratamento e acompanhamento de pacientes que necessitem transplante de órgão ou que foram transplantados, tudo com estrito cumprimento das disposições legais, regulamentares e éticas pertinentes a prática dos profissionais médicos que desenvolvem atividades na unidade.

A UTI Cirúrgica conta com uma equipe multidisciplinar e com médicos de várias especialidades em regime de plantão. Diaristas médicos nos dois turnos. O setor recebe pacientes provenientes de grandes cirurgias cardíacas, neurológicas, cabeça e pescoço, torácica, cirurgias gerais incluindo transplantes renais e hepáticos. Ainda participam as cirurgias vasculares, urológicas e procedimentos hemodinâmicos de alta complexidade como endopróteses de aorta, embolizações de aneurismas e colocação de “stents” coronarianos bem como valvuloplastias. A UTI Cirúrgica conta com 10 leitos completos do ponto de vista de equipamentos e ocupação acima de 80%.

Com atividades de assistência, ensino e pesquisa, o Serviço de Oncologia de Adulto do IMIP atende de forma integral o paciente oncológico. Funcionando desde 2004, inicialmente na área de tumores ginecológicos e mama, e, atualmente ampliado para todos os serviços, atendendo todos os tipos de tumores malignos em pacientes adultos de ambos os sexos, inclusive neoplasias hematológicas. O serviço está envolvido com atividades, desde a prevenção e o diagnóstico precoce, passando pelo tratamento através da quimioterapia antineoplásica, hormonioterapia e imunoterapia, até os cuidados paliativos. Sempre com a preocupação de um olhar humanizado e interdisciplinar com envolvimento direto dos diversos serviços de cirurgia do câncer (cirurgia oncológica, cirurgia abdominal, ginecologia oncológica, mastologia, urologia, ortopedia oncológica, neurocirurgia) e a radioterapia.

O Serviço de Oncologia de Adulto do IMIP conta com unidade ambulatorial integrado a unidade de quimioterapia, além de unidade de internamento hospitalar com 24 leitos. Funciona como centro de referência do controle da dor e centro de infusão de medicações biológicas e quimioterápicas. A Unidade de Desintoxicação é um serviço multidisciplinar, responsável pelo atendimento de pacientes dependentes de álcool e outras drogas, cujo tratamento requeira internamento hospitalar, pela gravidade da intoxicação ou da síndrome de abstinência. Funciona diretamente articulada à rede de Centros de Apoio Psicossocial a usuários de álcool e outras drogas (CAPS-AD) do município do Recife.

Cirurgia Geral

O Serviço de Cirurgia Geral do IMIP é composto por uma equipe de profissionais capacitados para realizar os mais diversos procedimentos em cirurgia geral, atuando com qualidade nas áreas de vídeo-laparoscopia, transplante, proctologia, cirurgia oncológica e ambulatorial. O serviço realiza uma média de 1.700 procedimentos cirúrgicos por ano mantendo um permanente sobreaviso para as emergências da instituição. As cirurgias de alta complexidade em diversos segmentos do aparelho digestivo estão se tornando uma rotina especialmente as do esôfago, fígado, estômago e cólon. O serviço funciona no Oscar Coutinho e conta com 32 leitos de enfermaria, quatro ambulatórios por turno e duas salas de cirurgia por turno. O bloco é equipado com o que há de mais moderno em nossa região, estando credenciado para a realização de transplantes de fígado, rim, coração e pâncreas.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100