Home
Botao pesquisar - Imip

Oncogeriatria

Os serviços de oncologia clínica de geriatria e de cuidados paliativos do IMIP (Instituto de Medicinal Integral Professor Fernando Figueira), em parceria com o centro de pesquisa clínico, iniciaram em março de 2015 um serviço interdisciplinar pioneiro na região voltado para a população idosa oncológica. As atividades demonstram as peculiaridades deste grupo – foram acolhidos 58 pacientes novos - e fica cada vez mais claro que o cuidado desta população ultrapassa a dimensão clínica, sendo necessário ampliar o olhar para as questões sociais, psicológicas, culturais, funcionais e familiares.

São oferecidas atividades assistenciais (consultas, interconsultas) com médicos oncologistas, geriatras, equipes de cuidados paliativos e equipe interdisciplinar (fisioterapia, enfermagem, serviço social, psicologia), atividades educacionais e culturais para pacientes e familiares, atividades de capacitação permanente para profissionais de saúde envolvidos no cuidado e a sociedade em geral e produção de conhecimento científico que norteie a melhoria de cuidados nesta população.

Fora as atividades assistenciais, foram iniciadas também as atividades de pesquisa como um estudo de coorte em parceria com o INCA e a FACEPE.  E ainda sobre atividades físicas.

O câncer já é a principal causa de morte no IMIP (cerca de 40% das mortes) e 70% destas mortes ocorrem entre os idosos. Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O câncer é a segunda causa de morte entre os brasileiros, com projeções de tornar-se a primeira causa nos próximos vinte anos, com um aumento relativo da mortalidade ainda maior na população idosa.

O envelhecimento é um processo multifatorial e é hoje o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Pacientes com 65 anos ou mais tem um aumento de onze vezes na incidência de câncer e 16 vezes na mortalidade, quando comparados com aqueles com idade inferior, e 70% das mortes por câncer no mundo já ocorrem naqueles com mais de 65 anos.
 
SERVIÇO

-Quarta-feira (25), no auditório Alice Figueira, às 7h

Atendimento:

Segunda e quinta (tarde) e quarta-feira (manhã)
Ambulatório de pesquisa clínica – centro de pesquisa clínica - IMIP
Avaliação com educador físico: Terça, quarta e quinta-feira (manhã)

Coordenação:

Jurema Telles de Oliveira Lima - Oncologista clínica, Mirella Rebelo – geriatra e cuidados paliativo.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100