Home
Botao pesquisar - Imip

Pensamentos

"Conscientemente ou não, o homem somente se realiza plenamente, quando se esquece de sua individualidade, se eleva e se projeta como parte integrante do imenso corpo social ao qual pertence."

"Um poeta saberia descobrir, talvez, o mistério que dizem os olhos de uma mãe desprovida dos mínimos recursos para salvar o filho doente. Eu, neles, vejo, apenas, um grito de acusação."

"Enquanto houver, em minha terra, uma criança ameaçada de perder o que ela tem de mais sagrado - a sua própria vida - haveis de encontrar em mim, um homem torturado."

"Uma criança doente é um desafio. para devolver-lhe a saúde ou suprir as deficiências de uma vida gerada na fome e no desespero dos que perderam a consciência do amanhã, é preciso saber utilizar a ciência pelos caminhos mais lúcidos que só o amor pode inspirar."

"Há uma certeza em minha vida tão cheia de dúvidas e inquietações: a de que a força do mundo está na criança."

"O exercício da medicina não deve se subordinar à crueza das leis econômicas. Deve ser regido pelas necessidades sociais de um povo em determinado momento histórico."

"Para sentir o que se deve fazer por uma criança, basta acreditar no futuro. Nela estão todos os roteiros."

"Não me perguntem o que tenho feito pela criança pobre da minha terra - e é quase tudo o que me é possível, - indaguem porque não faço mais. E eu vos responderei que realmente tenho feito pouco, dentro das perspectivas do que pretendo, e isso torna-se, para mim, um tormento diuturno. Ao perceber o abandono em que centenas ainda vivem, sinto que é preciso renovar, a cada instante, a doação de toda uma vida."

"Não me rotulem, nem me classifiquem. Sou um homem arredio a todas as formas de qualificação. Digam que sou um visionário, na minha luta pela salvação da criança pobre da minha terra, e eu vos convidarei a percorrer comigo corredores de hospitais, sendas de mangues, orfanatos e presídios. Sei, que daí, então, passareis a caminhar ao meu lado, despertados pelo silêncio dos que nada mais reivindicam, porque já perderam quase a idéia da sua condição de ser humano."

"Em minha vida, a medicina tem sido sempre inquietação na luta contra as desigualdades sociais. Ao lado do saber, infelizmente limitado, procuramos cultivar a esperança e com ela, o sonho, a esperança, a grande impulsionadora na busca de melhores caminhos para a nossa estrutura social tão injusta e o sonho, numa linguagem lírica, arquitetura dos nossos ideais."

"Um médico tem profunda responsabilidade sobre a vida dos que o procuram. Quando esse médico é um professor, a responsabilidade torna-se maior. Há de pensar no sentido do título de profissional da medicina que entrega ao seu discípulo. O grau de médico, proclamado no instante solene da formatura. Deveria ser motivo para graves reflexões sem querer assumir posições estranhas, arriscaria dizer que nesse instante, não deveria haver festas; não é fato para risos fáceis, mas para sérios e difíceis pensamentos é dado, naquela hora, o direito de lidar através da ciência com a vida e a morte a quem quase sempre conhece pouco os complexos sistemas orgânicos do ser humano. A partir daquela data, o ex-aluno da escola médica passará a agir sozinho. Será ele e a sua consciência."

"Há, no amor, o segredo da presença. Nem sempre a presença física, mas a sensação de sentir o outro em todo o nosso eu - carne e espírito. Há, pelo amor, a complementação da junção dos corpos, às vezes nela mesma e às vezes até no olhar, ou num gesto. Nisso, está o segredo o amor. É, talvez, o vínculo, invisível e paradoxalmente fugaz. É um instante fugidio de perenidade."

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100