Home
Botao pesquisar - Imip

Professor Fernando Figueira

Diplomado em 1940 pela Faculdade de Medicina do Recife, o professor Fernando Figueira iniciou sua vida profissional como clínico geral em Quebrangulo, interior de Alagoas. Em 48, foi médico do Hospital das Clínicas e Assistente da Cadeira de Clínica Pediátrica na Universidade de São Paulo (USP). Após nove anos, voltou ao Recife obtendo com distinção a Livre Docência.

Nos anos seguintes, adquiriu experiência profissional como Professor Visitante nos Estados Unidos, México e Paris. Através de concurso, assumiu a Cátedra da disciplina de Pediatria da UFPE em 1960 e em seguida o cargo de Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas. Na área científica, o professor Fernando Figueira publicou 6 livros e mais de 100 trabalhos, e foi Secretário de Saúde no governo de Eraldo Gueiros.

Falecido no dia 1º de abril de 2003, aos 84 anos, o Prof. Fernando Figueira deixa como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes, assim como uma imensa dedicação ao ensino e à produção científica.

"Conscientemente ou não, o homem somente se realiza plenamente, quando se esquece de sua individualidade, se eleva e se projeta como parte integrante do imenso corpo social ao qual pertence."

Legado

Além da criação do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), que posteriormente passou a se chamar Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o professor também criou as seguintes instituições: Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (FUSAM), Laboratório Central de Pernambuco (LACEN), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Centro de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas (CEON), Academia Pernambucana de Medicina, Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Associação Pernambucana de Médicos Generalistas, Associação Brasileira de Reprodução e Nutrição em Saúde Materno Infantil, Associação do Diabético Jovem, Associação Pernambucana de Apoio aos portadores de Fibrose Cística e a Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF). Em Alagoas: Clube de Xadrez para a comunidade de Quebrangulo, Clube Cultural recreativo Monte Castelo.

Honrarias

Recebeu diversos prêmios, condecorações e homenagens durante sua brilhante carreira, sempre voltada à medicina social. Entre as condecorações, destacam-se Medalha Nacional da Ordem do Mérito Médico, grau oficial, Medalha do Mérito do Estado de Pernambuco, Medalha do Mérito do Estado de Pernambuco, classe ouro, Medalha do Mérito do Município do Recife, Medalha do Mérito do IMIP, classe ouro, Medalha Frei Caneca, da Academia Pernambucana de Letras, Medalha São Lucas, da Sociedade de Medicina de Pernambuco, Medalha Ordem do Mérito dos Guararapes, Grau Grão- Mestre , do governo do Estado de Pernambuco, Comendador da Ordem de Malta.

Ao longo de sua trajetória, o trabalho desenvolvido pelo professor lhe rendeu diversas homenagens: Foi Cidadão Honorário de Alagoas pelos serviços prestados à medicina brasileira e àquela região, Cidadão de Quebrangulo - Alagoas, Cidadão Honorário da Paraíba e Comendador da Ordem de Malta, sendo o terceiro brasileiro a receber tal Comenda. O Governo de São Paulo o homenageou pelo seu trabalho na área de Aleitamento Materno, na inauguração do primeiro Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno  - Centro Fernando Figueira - no Hospital dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100