Home
Botao pesquisar - Imip

Graduação em Psicologia - Estágios Curriculares Obrigatórios

Coordenadora
Eliane Nóbrega Albuquerque - Psicóloga Clínica. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CPHD. Mestre em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco, Coordenadora do Setor de Psicologia do IMIP, Coordenadora e Supervisora de Estágio Curricular Obrigatório em Psicologia do IMIP. Coordenadora do Programa de Residência em Psicologia/IMIP e Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Telefone: (81) 2122-4777
E-mail: internato@imip.org.br

Caracterização do estágio

Abrange os diversos campos de atuação e cenários de aprendizagem. Terão como atividades: atendimentos clínicos a crianças, adolescentes, adultos, idosos e familiares; atendimentos individuais e em grupo também aos pacientes internados nas enfermarias, nos leitos das várias especialidades do hospital; Clube de Revista; Supervisão; colóquio mensal de apresentação e discussão dos casos em atendimento; jornada interna com apresentação de trabalhos escritos articulados com a vivência prática.

O Estágio em Psicologia Clínica/hospitalar e no Laboratório de Avaliação Psicológica do IMIP tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada estudante, de acordo com a proposta da aprendizagem ativa. Compreende atividades teóricas e práticas que possibilitam aos estudantes aprimorar os conhecimentos obtidos no processo ensino-aprendizagem e ocorre sob supervisão dos preceptores, supervisores e tutores, de forma contínua, caracterizando-se como momento de consolidação dos conhecimentos obtidos por meio do ensino, da pesquisa e atividades de extensão. Visa exclusivamente o aprimoramento teórico/prático dos estudantes.

Cada cenário de prática profissional engloba a avaliação de habilidades e competências específicas e visa assegurar a prática de intervenções preventivas e curativas nos diferentes níveis de atuação. Ao final, espera-se que o estagiário possa realizar levantamento de hipóteses psicodinâmicas, mostrar interesse efetivo por cada caso, solicitar bibliografia, planejar um projeto de intervenção terapêutica, discutindo-o com os profissionais que o acompanham, além de desenvolver articulações teórico/clínicas necessárias ao exercício supervisionado do fazer profissional do psicólogo.

Pré-requisito

Ter concluído o 6º período de psicologia (FPS) e o 8° período (UFPE) e/ou estar apto academicamente para a realização do estágio curricular obrigatório; ter sido aprovado pela seleção interna do setor de psicologia. 

Processo seletivo

Entrevista; Avaliação Escrita; Carta de Intenção; Análise do Currículo e do Histórico Escolar, Encaminhamento da IES.

Ingresso
Março e agosto de cada ano letivo a depender do calendário das Universidades Conveniadas: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Os estudantes são encaminhados através de 43 ofício/encaminhamento das Universidades conveniadas ou solicitam Estágio Curricular Obrigatório nos setores interessados.

Para informações sobre o número de vagas, entrar em contato com a secretaria da graduação.

 

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100