Home
Botao pesquisar - Imip

POS GRADUAÇÃO STRICTO SENSO

O IMIP atrai estudantes e profissionais da área de Saúde de todo o Brasil e do exterior para aperfeiçoar os conhecimentos científicos, sendo instituição pioneira no país a oferecer Cursos de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Materno Infantil.

A Pós-graduação stricto sensu do IMIP originou-se a partir do interesse do Prof. Fernando Figueira de construir uma escola modelo de graduação na área da saúde, sediada no IMIP, para formação de recursos humanos com elevado nível de conhecimento teórico, habilidades e atitudes éticas, aptos a atender às necessidades de saúde das populações locais.

A configuração desta escola começou a materializar-se no final da década de 1980, com a contribuição do Prof. G. J. Ebrahim, responsável pelo curso de mestrado do Institute of Child Health (Londres), que acreditava na necessidade de investir-se na formação de um corpo docente de excelente qualidade para, posteriormente, criar a escola de graduação na área da saúde.

Assim, em 1993, contando com a colaboração dos professores Malaquias Batista Filho e Bertoldo Kruse na elaboração do projeto do curso, teve início o programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Materno Infantil do IMIP, o primeiro então na América Latina, seguindo o modelo acadêmico da "London School of Hygiene and Tropical Medicine", para formação de seus docentes-pesquisadores.

A preocupação com o ensino tem se mantido ao longo desses 20 anos, sendo o IMIP o primeiro programa de pós-graduação na área de saúde a utilizar a metodologia de aprendizado baseado em problemas. Em 2008, este novo currículo foi implantado, tendo como eixo norteador o planejamento, o desenvolvimento e a transmissão da pesquisa, visando à formação de docentes com um melhor preparo em modelos pedagógicos ativos e uma maior competência para a produção de artigos científicos.

Com o crescimento do Programa, a formação de docentes não se restringe aos programas de graduação do IMIP. Nesses 20 anos, formaram-se mais de 250 mestres e doutores, muitos dos quais oriundos de outros estados do Brasil e hoje inseridos em suas devidas regiões no ensino, pesquisa, assistência e gestão no campo da atenção à criança e à mulher.

Atualmente, a Pós-graduação stricto sensu do IMIP oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Materno Infantil – os quais se estendem a outras instituições de ensino superior através dos programas de MINTER e DINTER –, além dos cursos de Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde, Mestrado Profissional em Cuidados Intensivos Associado à Residência em Saúde, Mestrado Profissional em Cuidados Paliativos Associado à Residência em Saúde e, enquanto instituição receptora, oferece o DINTER em Oncologia INCA/IMIP e o DINTER em Medicina Translacional UNIFESP/IMIP.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO
Opções de privacidade