Home
Botao pesquisar - Imip

A Diretoria de Extensão do IMIP coordena, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde do Recife e Olinda, 12 unidades físicas de saúde, 20 equipes da Estratégia da Saúde da Família - ESF, em oito comunidades de baixa renda localizadas na periferia da cidade de Recife, beneficiando aproximadamente 51.000 habitantes.

No ano de 1983, Pioneiro no Brasil, o Projeto de Ações Básicas de Saúde para a População de Baixa Renda foi criado pelo IMIP com o apoio do UNICEF. Tendo como objetivo implantação de medidas preventivas, identificação e resolução das situações de risco,  o Programa beneficiou os moradores de oito comunidades carentes do Recife e de Olinda. Nas ações eram incluídas informações básicas sobre saúde e higiene, tornando os membros da comunidade participantes ativos na intervenção do processo saúde-doença.

Dentre as atividades desenvolvidas neste programa, ressalta-se o papel do Agente Comunitário de Saúde. Selecionado entre os moradores das áreas assistidas, o principal eixo de sua prática era a vigilância à saúde. Para isso, executava ações de promoção da saúde e prevenção de doenças direcionadas a cuidados com saúde materno-infantil, criando uma nova dinâmica ao trabalho, elegendo a família como núcleo básico de abordagem e promovendo a humanização das consultas.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100