Home
Botao pesquisar - Imip

História

O Hospital Pedro II foi inaugurado em 10 de março de 1861, na área que hoje é conhecida como Bairro dos Coelhos, em Recife, Pernambuco. Com projeto de José Mamede Alves Ferreira, o Hospital Pedro II tem estilo arquitetônico neoclássico e é ornamentado por arcadas romanas e por um pórtico com a figura da Caridade, de cantaria fina de Lisboa. Dificuldades fizeram parte da história do hospital, mas no final do século XIX, o Pedro II era referência: os três pavimentos estavam ocupados e funcionando, com 483 pacientes e 146 empregados internos.

A partir de 1920, o Hospital Pedro II passa a servir ao ensino da Faculdade de medicina do Recife, contribuindo para a formação de grandes profissionais em Pernambuco. Posteriormente, o Pedro II é transformado em Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Durante mais de 50 anos, como Hospital das Clínicas, foi um centro de excelência e de vanguarda na medicina nordestina, sendo pioneiro em vários procedimentos, por exemplo: primeiro hospital do Norte- Nordeste a realizar cirurgia cardíaca com circulação extra-corpórea. Todos os grandes nomes da medicina pernambucana fizeram parte do corpo médico deste renomado hospital.

Um período que, embora frutífero pela ampliação das atividades do hospital, dá início a uma série de construções desordenadas no edifício, descaracterizando o seu projeto inicial. Nos anos seguintes, dificuldades administrativas associadas à limitação de recursos financeiros passam a comprometer o funcionamento do Pedro II.

Antes da inauguração do prédio, houve nos salões do hospital um baile em homenagem a D. Pedro II, que passava pela cidade. A visita do imperador resultou na liberação de recursos para hospitais e orfanatos. O Hospital Pedro II foi construído junto com outras obras que marcaram a elevação de Recife à condição de cidade e capital da província, como Teatro Santa Isabel, a Casa da Detenção e a Assembléia Legislativa.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100