Home
Botao pesquisar - Imip

Em 2006, o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP  assume o compromisso junto à comunidade pernambucana e à Santa Casa de Misericórdia, de restaurar o antigo Hospital Pedro II. Desde então, vem trabalhando nesse sentido e, como primeiro passo, tivemos a elaboração do projeto de restauro, que ficou sobre os cuidados do arquiteto Jorge Passos.

As diretrizes apresentadas para o restauro de Hospital Pedro II pretendem preservar os atributos que lhe dão o caráter de excepcionalidade por seu valor funcional, estético, científico e social contidos no projeto elaborado por Mamede Ferreira em 1847, bem como do edifício inaugurado em 1861.  A intervenção também possíbilitará a preservação de aspectos significativos da historia do prédio revelados pelas diversas transformações ocorridas ao longo de sua existência até os dias atuais, nas proximidades do seu sesquicentenário.  Assim, acredita-se estar propiciando o reconhecimento de importantes aspectos do passado para que os mesmos sejam conhecidos pelas futuras gerações.

Estas diretrizes fundamentam-se nos princípios contidos nas Cartas Patrimoniais.  Estes documentos, muitos dos quais firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos. Na verdade, eles criam e circunscrevem conceitos, às vezes globais, outras vezes locais. Especificamente, são recomendações que dizem respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Bens Culturais.

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100