Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Artigo: Superintendente-Geral do IMIP, Tereza Campos, agradece a todos que colaboraram com o Instituto nesses 60 anos

Em artigo publicado no Jornal do Commercio do dia 13 de junho, a Superintendente-Geral do IMIP, Tereza Campos, falou sobre os 60 anos de existência do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e agradeceu a todos que contribuíram e contribuem para a manutenção do hospital.

Leia abaixo o artigo completo: 

IMIP 60 ANOS

O humanista, médico, educador, cientista, escritor e gestor. Fernando Figueira tinha uma indignação crônica: não aceitava as injustiças e desigualdades sociais. Assim, a sua esperança, sonho e disposição transformaram um ideal de vida em realidade com a fundação do IMIP. Instituição filantrópica de referência nacional e reconhecimento internacional no ensino, pesquisa e assistência, que este mês completa 60 anos de existência, mantendo-se inflexível na origem de sua missão, princípios e valores, atuando decisivamente na transformação de realidades e no desenvolvimento pleno da cidadania.

Mesmo com os frequentes obstáculos surgidos, inerentes a quem faz a opção de trabalhar pela população socialmente desfavorecida, os ensinamentos do Prof. Fernando Figueira transmitem seu entusiasmo para a necessidade de continuamente ampliar, modernizar e qualificar o IMIP, principalmente nos aspectos técnico-científico e gerencial, para que sempre permaneça referencialmente como uma unidade modelar. Formar recursos humanos, gerar conhecimentos, prestar assistência de excelência e, mediante a maximização do aproveitamento da infraestrutura instalada, transpor seus próprios objetivos, sempre foram as metas primordiais do IMIP, instituição que se orgulha da sua história: é uma obra de muitas pessoas, conscientes do que fazer para construir o presente preservando o passado. Aqui é necessário destacar nosso sincero agradecimento ao nosso valoroso e qualificado corpo funcional ao longo desses 60 anos, pela dedicação, compromisso, sintonia e apoio. Igualmente, é essencial expressar nossa gratidão às pessoas e instituições que figuram na nossa lista de colaboradores, em particular voluntários, doadores, empresas solidárias, as bancadas federal e estadual pernambucanas. Enfim, a todos aqueles que, a sua maneira e possibilidade, contribuem, direta ou indiretamente, com essa instituição, agora sexagenária.

Ao longo de seis décadas de muitas dificuldades, superações e conquistas, a resiliência e a capacidade de se reinventar foram incorporadas e são expressas diariamente: o IMIP já passou por várias e grandes adversidades ao longo de sua existência, e sai de cada uma delas mais fortalecido. A atual e maior crise sanitária mundial dos últimos 100 anos advinda da Covid-19, onde mais uma vez a instituição é protagonista no enfrentamento de grandes desafios epidemiológicos em Pernambuco, reafirma e revigora nosso compromisso institucional junto à população e ao SUS. Atentos para o desafiante futuro, assim como confiantes no compromisso dos que abraçam a causa do IMIP, estamos convictos que, mais uma vez, os aprendizados advindos do enfrentamento da pandemia serão assimilados e transmitidos para novas gerações de colaboradores e comunidade científica, na certeza que o reconhecimento dos esforços e superações prevaleçam sobre as iniquidades temporais.

Finalizando, temos convicção em afirmar que Fernando Figueira, fundador do IMIP, ao lado de nomes como o de Octávio de Freitas, Amaury de Medeiros, Nelson Chaves e Josué de Castro, está incluído, por mérito, na galeria das personalidades de destaque na área da medicina social no século 20 em Pernambuco e no Brasil. E ao completar 60 anos de existência em pleno, solidário e árduo enfrentamento da Covid-19, permanecemos fieis aos seus ensinamentos e concepções, sempre trabalhando em defesa da vida, por uma sociedade justa e fraterna.

Publicado em 15/06/2020 06:55

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100