Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Álcool e drogas

Aumento do consumo de álcool e drogas preocupa especialistas

Nesse sábado (20), é lembrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.  Essa semana foi divulgada uma pesquisa preocupante em relação ao aumento significativo do consumo de álcool e drogas na pandemia.

A edição especial do Global Drug Survey (GDS) na pandemia da COVID-19 foi desenvolvida como parte de um esforço global para entender melhor o impacto da pandemia na vida das pessoas, com foco no uso de álcool e outras drogas, saúde mental e relacionamentos. Mais de 55.000 pessoas participaram desta amostra, que incluiu a participação de brasileiros.

Os dados do Brasil mostram aumento nos consumos de 17.2% de maconha; 7.4% de cocaína e 12.7% de benzodiazepínicos (ex. Diazepam, clonazepam, alprazolam). Com relação ao consumo de álcool, o aumento foi de 13,1%, um pouco abaixo da média mundial de 13,5%.

O psiquiatra do IMIP, David Pinheiro, explica que o álcool vem sendo utilizado como uma válvula de escape para lidar com o estresse gerado pela adaptação a uma nova realidade causada pela pandemia. “As pessoas tentam compensar o mal-estar com coisas que dão prazer, principalmente comida, bebidas e droga”, afirma.

Os achados reforçam a importância de fornecer suporte para o tratamento e recuperação de indivíduos com problemas relacionados ao uso de drogas e álcool, uma vez que a dependência química deve ser considerada uma condição que aumenta o risco de resultados adversos, impulsionadas por fatores sociais e econômicos que colocam certos grupos em maiores riscos para os problemas com álcool e outras drogas como para a aquisição e complicações da COVID-19.

Destaca-se a necessidade de triagem e tratamento destes indivíduos com como parte da estratégia para controlar a pandemia, garantindo que não haja disparidades raciais, de gênero e econômicas no acesso a assistência médica e psicossocial.

Publicado em 19/02/2021 12:41

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO
Opções de privacidade