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Bem-estar e saúde: dicas do IMIP para desfrutar de uma boa noite de sono

Entre os inúmeros benefícios de dormir bem está o controle da pressão arterial

Dormir traz inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas. Além de promover o repouso necessário ao organismo, uma boa qualidade de sono reduz o estresse, tão comum nos dias de hoje, faz bem ao coração, ao controle da pressão arterial, entre outras coisas. Preparamos um roteiro com os benefícios de uma boa noite de sono, além de dicas de como dormir bem.


Benefícios de boa qualidade do sono:

 

Mantém o coração saudável
Uma noite mal dormida pode levar a um aumento nos hormônios do estresse como o cortisol. O aumento nos hormônios de estresse obriga o coração a trabalhar mais e aí ele não tem o descanso que necessita.

 

Fortalece o sistema imunológico
Dormir bem fortalece as células e proteínas do sistema imunológico. Isso melhora a capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções.


Aumenta a concentração e facilita o aprendizado
Uma boa noite de sono melhora a concentração e o desempenho cognitivo, enquanto uma noite sem dormir faz com que aumente a dispersão no dia seguinte. Dormir bem ativa a memória e ajuda no aprendizado.

 

Ajuda a emagrecer
Uma boa noite de sono não irá necessariamente resultar na perda de peso, mas pode mantê-lo longe de ganhar alguns quilos extras. A insônia sobe a produção do hormônio grelina, que estimula o apetite, e também leva a uma diminuição do hormônio leptina. Uma noite mal dormida ainda causa estresse, falta de energia e reduz a capacidade de evitar alimentos não saudáveis.

 

Melhora do desempenho sexual

Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona altos, previne problemas de ereção e garante energia para o sexo. Se você não dorme bem, a qualidade do sexo pode cair.

 

Previne dor de cabeça
A privação do sono ajuda a aumentar a dor de cabeça, e diminui a capacidade de lidar com o estresse e ansiedade.

 

Ajuda a manter a boa forma
Dormir com qualidade é um "suplemento" esportivo da natureza, melhorando a velocidade, a coordenação, tempo de reação e recuperação muscular. A privação do sono reduz a força do músculo e a energia.

 

Melhora o humor
Com mais disposição e energia, a qualidade do sono também melhora o humor da pessoa, facilitando nas relações interpessoais e afetivas. Os bons hábitos de sono têm um efeito mais amplo sobre as pessoas ao seu redor , contribuindo para a satisfação no relacionamento e para a felicidade.

 

Aumenta a tolerância à dor

Diversos estudos sugerem que uma longa noite de sono é um analgésico potente.



DICAS: aprenda a dormir melhor


• Deixe o quarto totalmente escuro (sem luz indireta da tevê ou do computador) para estimular a secreção da melatonina, o hormônio do sono. A temperatura ambiente também deve estar agradável e as roupas adequadas para que você não sinta frio ou calor.
• Crie uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O que funciona: banho quente, meditação, música suave, leitura e pensamentos agradáveis (mentalize um cenário paradisíaco, um encontro romântico e o que mais lhe der prazer para liberar a relaxante serotonina).
• Jante três horas antes de ir para a cama, evitando comidas calóricas. Assim, a digestão fica mais fácil.
• Fumo, café e álcool são estimulantes do sistema nervoso central. Abstenha-se pelo menos três horas antes de ir para a cama.
• Beba água para não ter sede no meio da noite, mas em pequena quantidade. Do contrário, terá de interromper o sono para ir ao banheiro.
• Não faça atividade física no final da tarde. Para chamar o sono, o corpo precisa esfriar.
• Faça sexo. Esse é o único exercício liberado imediatamente antes da hora de dormir. O orgasmo também produz endorfinas e induz o sono.
• Não use medicamentos contra insônia sem indicação médica. Eles podem ter efeito bumerangue e piorar a qualidade do sono. No dia seguinte, você terá a sensação de uma leve embriaguez, correndo o risco de acidentes.
• Deitar de lado, com as penas juntas e dobradas, sem colocar os braços debaixo do travesseiro, é o ideal. “O braço não pode ficar embaixo do travesseiro, pois não faz bem para o ombro e pode machucar com o tempo”
• Travesseiros altos demais são uns dos principais causadores de dores no pescoço e coluna quando acordamos, então é preciso ficar sempre atento. O ideal é que o travesseiro deixe a cabeça em uma altura que forme uma linha reta com o corpo.
• Não há problemas em mudar de posição no meio da noite, pois esse é apenas um sinal de que o corpo está procurando uma acomodação mais confortável.


FONTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) E IMIP

Publicado em Mon Jul 09 06:24:00 CDT 2018

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