Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Centro de Parto Normal do IMIP celebra um ano com atividades para as gestantes

Há um ano, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) deu mais um reforço no seu compromisso com a assistência materno-infantil: a inauguração do Centro de Parto Normal (CPN). Para marcar a data, nesta quarta-feira (31), foram realizadas atividades lúdicas como arte gestacional e música com as gestantes no próprio serviço. O momento serviu ainda para apresentar o CPN às grávidas que fazem o pré-natal no IMIP.

A solenidade contou com a presença da superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, a diretora médica Adriana Scavuzzi e a coordenadora do Centro de Atenção à Mulher do IMIP, Glaucia Guerra, além da presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF), Bessy Veiga. 

Confira abaixo alguns registros da ação:

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

❤️�� #imipquecuida #centrodepartonormaldoimip

Uma publicação compartilhada por IMIP Pernambuco (@imip_pernambuco) em31 de Jul, 2019 às 9:42 PDT

Para ter acesso ao serviço, que antes funcionava numa estrutura menor conhecida como Espaço Aconchego, as gestantes precisam ter realizado o pré-natal no IMIP ou em outros serviços. “O importante é que ela tenha feito o pré-natal, tenha os exames básicos e seja uma gestante saudável, sem fatores de risco como diabetes e pressão alta”, orientou a enfermeira obstetra Viviane Araújo, coordenadora do CPN.

Todo o atendimento no Centro de Parto Normal é realizado por enfermeiros obstetras, especificidade que é preconizada pelo Ministério da Saúde. “Por esse motivo só temos gestantes saudáveis, com risco habitual. As pacientes que têm qualquer tipo de complicação são levadas para o setor de alto risco, onde serão acompanhadas por médicos”, destacou.
Além dos benefícios com relação à saúde da mãe e do bebê, como o respeito ao processo mais fisiológico e sem intervenção, com melhor adaptação para o bebê fora da barriga e recuperação da mãe, o Centro de Parto Normal ainda garante às gestantes um atendimento individualizado, onde a família também pode participar do processo.
Um dos cinco leitos do CPN conta com uma banheira. “Fala-se muito sobre parto na água, mas isso é difícil ser oferecido no SUS. Algumas pacientes ficam assustadas quando encontram a estrutura, pensam até que não é para elas. Mas muitas têm tido a curiosidade de experimentar porque o procedimento realizado na água alivia as dores do trabalho de parto”, comentou a coordenadora.
Estrutura do serviço
O espaço é classificado, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, como Centro de Parto Normal tipo II Intra-hospitalar e conta com cinco leitos, sendo um deles com banheira. Segundo a portaria do MS, para receber a classificação o serviço precisa estar localizado nas dependências internas do estabelecimento hospitalar; possuir ambientes compartilhados com o restante da maternidade, como recepção, sala de exames, posto de enfermagem, sala de serviço e outros ambientes de apoio; e garantir a permanência da mulher e do recém-nascido no quarto PPP durante o pré-parto e parto, podendo, após o puerpério imediato, serem transferidos para o alojamento conjunto.

Publicado em 01/08/2019 07:04

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100