Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Ísis Lima

Combate ao Câncer Infantil: Protocolo de tratamento de leucemia do IMIP se torna modelo nacional

Nesta quarta-feira (23), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data que tem o objetivo de alertar a sociedade para o problema e a importância do tratamento da doença. O IMIP é referência na área, sendo responsável pelo atendimento de cerca de 50% dos pacientes pediátricos diagnosticados com câncer em Pernambuco.

O protocolo de tratamento para a leucemia linfóide aguda (LLA) realizado pela Oncologia Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Figueira (IMIP) tornou-se modelo e está sendo adotado por cerca de 70 instituições brasileiras.

A LLA é o tipo mais comum de câncer infantil. O protocolo adotado pelo IMIP atinge percentuais de cura acima de 80%, podendo chegar a 96% nas crianças com características de baixo risco. No Brasil, o percentual é inferior a 70%.

O protocolo do IMIP, concluído em 2021, surgiu a partir de uma parceria com o Hospital Saint Jude (EUA), instituição que é referência mundial no tratamento do câncer infantil.

“Tivemos a oportunidade de levantar os principais problemas no tratamento do câncer pediátrico na nossa região e fazer um planejamento estratégico para ir vencendo cada etapa. No período de 2000 a 2005, utilizamos o protocolo do Saint Jude para tratar leucemia linfoide aguda (LLA) e tínhamos 68% de cura, enquanto no Saint Jude, com esse protocolo, a sobrevida era mais de 80%. Foi aí que o grupo começou a discutir um protocolo desenhado para a nossa realidade”, explica a coordenadora da Oncologia Pediátrica do IMIP, Mecneide Mendes.

Sobre a Oncologia Pediátrica do IMIP

Criada em 1994, a Oncologia Pediátrica do IMIP realiza cerca de 1.500 consultas por mês de pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer infantojuvenil.

O serviço garante o atendimento médico capacidade para acolher 31 crianças e adolescentes em leitos de enfermaria, além de seis na UTI. Além do atendimento médico específico, os pacientes recebem o tratamento de suporte, que compreende o atendimento psicossocial, terapêutico, odontológico e educativo.

Publicado em 23/11/2022 15:10

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO
Opções de privacidade