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Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

Medo, tristeza, angústia e ansiedade se tornaram sentimentos bastante comuns diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo a psicóloga do IMIP ,Mônica Osório, o momento exige cuidado redobrado com a saúde mental. A psicóloga aconselha a usar estratégias de autocuidado como prestar atenção diariamente aos sentimentos, aos próprios pensamentos, às reações emocionais, e não se cobrar tanto nesse período, além de procurar estimular esperanças.

Também é importante tomar medidas para ter um bom sono, fazer exercícios físicos em casa, manter as rotinas domésticas e o contato com amigos e familiares. “Devemos investir em uma rede de apoio de amigos, familiares através de ligações telefônicas, redes sociais ou videoconferências. Além disso, deve-se limitar a exposição às notícias relacionadas à pandemia, pois o excesso de informação pode desencadear ou ampliar a ansiedade”, diz.

A psicóloga ainda destaca a necessidade de não guardar para si e conversar com alguém próximo quando sentir tristeza ou ansiedade. “Se estes sentimentos estiverem se intensificando, a pessoa deve buscar ajuda profissional, como atendimento online com psicólogo. A situação atual não é fácil, mas é temporária e é preciso cuidar de si e dos outros”, orienta a psicóloga.

Meditação auxilia na diminuição do estresse e da ansiedade

Tanto a Organização Mundial de Saúde quanto o Ministério da Saúde reconhecem os benefícios da meditação para a saúde. No SUS, a meditação é utilizada como ferramenta de promoção à saúde, por meio das Práticas Integrativas e Complementares, oferecidas na Atenção Primária.

De acordo com um importante estudo feito na Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e estresse. A prática auxilia ainda na diminuição da pressão arterial e melhora da concentração, entre outros benefícios.

Princípios da meditação: relaxamento e respiração

  • Existem diversas modalidades de meditação: laica e religiosa. A pessoa deve escolher de acordo com as crenças de cada um;
  • É preciso começar aos poucos, com exercícios de atenção plena, como observar a si mesmo e o ambiente em volta em pequenos momentos do dia, prestando atenção à respiração;
  • Concentre-se no movimento respiratório e observe a entrada e saída do ar;
  • O exercício, por meio da respiração, ensina a mente a ter foco no presente. 

Publicado em 11/06/2020 12:08

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