Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Dia da Lembrança

Confira discurso da superintendente Geral do IMIP na Missa do Dia da Lembrança

Prezados colaboradores e demais presentes;

 

Estamos aqui reunidos em comunhão para registrarmos a passagem do IX Dia da Lembrança do IMIP, importante data que representa também o 18º Aniversário de falecimento de nosso inesquecível fundador e referência institucional, Prof. Fernando Figueira.

O Dia da Lembrança do IMIP, idealizado pelo Professor Gubamabblas Juma Ebrahim tem o objetivo de despertar nas gerações presentes a importância de refletirmos sobre aqueles que, não estando mais fisicamente entre nós, contribuíram com a construção, realizações e crescimento do IMIP. Pois, refletindo, conhecemos melhor a trajetória, entendemos os seus princípios e valores, buscando formas efetivas de preservar a identidade institucional.

O Dia da Lembrança representa, dessa maneira, uma homenagem, em forma de agradecimento, aos homens e mulheres que dedicaram grande parcela de suas vidas a concretização do sonho de construir uma instituição com sólido caráter social, com profundo reconhecimento acadêmico no desenvolvimento do ensino e pesquisa científica e dedicada assistencialmente ao amparo daqueles mais necessitados, os usuários do sistema público de saúde.

Hoje mais que nunca, premidos pelas enormes dificuldades que se apresentam, precisamos ter a compreensão bem clara da nossa história. Como surgimos e fomos idealizados, de onde viemos quem nos trouxe até aqui, quais foram nossos protagonismos sanitários e as ações necessárias hoje para continuarmos a resistir e saber para onde queremos nos dirigir em tempos duvidosos e turbulentos.

No objetivo de reunir forças, potencializar competências e habilidades coletivas para alcançar os resultados positivos, sempre será essencial se apoiar nos ensinamentos do Prof. Fernando Figueira, notadamente no que defende o direito à vida como bem maior de todos os outros. Diante do contexto acentuadamente tensionado pela magnitude e rapidez dos acontecimentos, o cenário impactante reafirmou nossos valores, princípios e compromisso social junto à população e ao SUS, ratificando a cultura institucional certificada ao longo de seis décadas, apoiada na trilogia ciência, humanismo e ética.

Da opção de assistir os mais pobres não iremos nos afastar. Desta forma, conclamo a todos aqueles que nesta hora compreendem o peso desta difícil tarefa a não esmorecer e a permanecer acolhendo com afeto aos que confiam em nós.

Agradeço a todos os trabalhadores da saúde, especialmente os da linha de frente no combate à Covid-19, pela dedicação em cuidar das pessoas. A solidariedade e o envolvimento desses profissionais representam o diferencial e a referência para prosseguir, sempre evoluindo na missão de servir com humanidade. Ao longo desse último ano, conseguimos nos manter firmes por conta da fé, força e rede de apoio. Muito obrigada e fiquem com Deus.

 

Tereza Campos

Superintedente Geral do IMIP

Publicado em 31/03/2021 12:01

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100