Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Dia da Imunização ressalta importância da vacinação contra doenças

Neste domingo (9) é comemorado o Dia da Imunização. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra algumas doenças e diminuir a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

No Brasil, foi criado o Programa Nacional de Imunizações, pelo Ministério da Saúde do Brasil, com o intuito de estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.

As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

Em 1796, foi criada a primeira vacina de imunização, feita pelo médico britânico Edward Jenner, quando descobriu como proteger as pessoas expostas ao vírus da varíola.

Publicado em 07/06/2019 11:48

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100