Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.
Neste domingo (13) é comemorado o Dia do Cego, instituído pelo Decreto de Lei n° 51.405, em 1961. A criação da data serve para vigorar os princípios dos Direitos Humanos, que visa os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os seres humanos. A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por conseqüência congênita (com o nascimento) ou adquirida ao longo da vida.
Para garantir a essas pessoas o acesso à educação, o Ministério de Educação (MEC), promove ações que visam reverter situações que causam constrangimentos aos deficientes. Uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantam métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema braille.
Juliana Guerra
Ísis Lima