Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Idoso

Dia do Idoso destaca importância do cuidado e respeito que todos devem ter por essa parte da população

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção para essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais.

 

De acordo com Censo do IBGE o número de idosos no Brasil já ultrapassou a marca dos 30 milhões, o que representa 13% da população do País. Essas pessoas estão vivendo cada vez mais, e para que elas tenham qualidade de vida hoje e no futuro, é preciso garantir direitos no âmbito da saúde, trabalho, assistência social, educação, cultura, esporte, habitação e meios de transportes. No Brasil, esses direitos são regulamentados pela Política Nacional do Idoso, bem como o Estatuto do Idoso, sancionados em 1994 e em 2003, respectivamente. Ambos os documentos devem servir de balizamento para políticas públicas e iniciativas que promovam uma verdadeira melhor idade.

 

Importante destacar que no último ano, com a pandemia do Novo Coronavírus, os idosos precisaram receber uma atenção especial, já que fazem parte do grupo de risco.  Para eles cuidados precisaram ser redobrados e a necessidade de isolamento ainda maior. Mas esses cuidados devem ser permanentes. O Dia Internacional do Idoso, mais do que tudo, tem o intuito de lembrar que os idosos merecem todo o carinho, respeito e atenção.  

Publicado em 30/09/2021 11:47

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO