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Dia Mundial da Atividade física destaca importância da prática para a promoção da saúde e qualidade de vida

O dia 6 de abril foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o Dia Mundial da Atividade Física. O objetivo é lembrar a todos que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde. A data é celebrada por diversos países desde 2002, com a promoção de ações de conscientização da população sobre a importância de adotar um estilo de vida fisicamente mais ativo.

Números do IBGE mostram que 47% dos brasileiros são sedentários. A OMS considera que 30 minutos de atividade física leve a moderada, cinco vezes por semana já são um ótimo começo para conseguir que os benefícios possam ser sentidos no organismo, no corpo e na mente das pessoas.

Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030. 

O plano de ação mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030 e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, que combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria os ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades para praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos. O documento também pede apoio ao treinamento de profissionais de saúde e outros profissionais, sistemas de dados mais sólidos, bem como o uso de tecnologias digitais.

Considerando que o Brasil vive um momento crítico da Pandemia da Covid-19, é importante que a atividade física seja realizada seguindo as medidas de distanciamento social, de preferência ao ar livre, e com a proteção da máscara. Além disso, também é possível fazer exercicios dentro de casa. Adaptação é a palavra-chave para se exercitar dentro de casa. Alongamentos matinais e exercícios orientados por um profissional capacitado, de acordo com o espaço disponível para a prática, com a idade e condições físicas de cada um devem estar na rotina, inclusive de quem não tinha esse costume.

Confira os benefícios da prática regular de atividade física:

- melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

- aumenta a saúde óssea e funcional;

- reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;

- reduz o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e

- fundamental para o balanço energético e controle de peso.

Publicado em 06/04/2021 06:43

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