Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Dia da Voz

Dia Mundial da Voz é comemorado nesta segunda-feira (16)

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.
A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, porém só ganhou destaque mundial a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) em geral são mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

A VOZ
A voz é o nome dado para o som feito com o uso das cordas vocais, seja pra falar, cantar, gritar, e etc. São necessários três mecanismos para gerar a voz humana: os pulmões, as pregas vocais da laringe, e os articuladores, como a língua, dentes, e os lábios.
É produzido um fluxo de ar pelo pulmão, que é expulso pelo diafragma e passa pelas pregas vocais. Elas fazem uma vibração e transformam esse ar em pulsos sonoros, já os músculos da laringe são responsáveis por ajustar a duração e a tensão das pregas vocais, que adequam a altura e tom da voz. Por fim, o som é articulado e filtrado pelos articuladores.
Dependendo da emoção que a pessoa transmite, o tom da voz pode ser alterado de diferentes formas, seja para demonstrar raiva, surpresa, ou felicidade. Ela é usada também como instrumento de trabalho para os cantores.

Publicado em Fri Apr 13 12:19:00 CDT 2018

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100