Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Ísis Lima

Dia Mundial do Câncer: o IMIP lançou plataforma com cursos gratuitos para capacitar profissionais de saúde

Durante solenidade bastante prestigiada, o IMIP lançou nessa sexta-feira (03.02), a Plataforma Oncoline, um programa educacional gratuito que ofertará 12.620 vagas para capacitar profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção e o cuidado integral da pessoa com câncer. A presidente do IMIP, Silvia Rissin, abriu o evento, ressaltando a importância do dia e do papel da Instituição no combate ao câncer.

“É muito significativo estar aqui hoje discutindo um tema acerca do cuidado e da justiça. Sabemos que o câncer é um problema de saúde pública. Por isso, é de grande importância preparar profissionais e uma linha de cuidado para trabalhar o cuidado”, disse a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. A representante da OPAS, Elisa Pietro acompanhou o evento on line.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, a prevenção é um dos maiores desafios no enfrentamento ao câncer. “Estar no IMIP é muito simbólico, como único CACON. A instituição tem história, tem serviços prestados à população”, falou. Na ocasião, foi proferida a palestra sobre “A importância da capacitação para cuidar das pessoas com câncer na rede de atenção oncológica do Brasil”, pelo Prof. Dr. Luiz Cláudio Thuler, docente pesquisador do Instituto Nacional de Câncer – INCA. “Temos tido uma parceria importante com o IMIP ao longo dos anos na formação. É muito importante a educação pra saúde no enfrentamento”, disse o representante do INCA.

O encerramento ficou a cargo da superintendente-geral, Tereza Campos, que destacou a humanização do cuidado, um assunto tão caro ao instituto. A plataforma foi lançada pela coordenadora do serviço de oncologia do IMIP, Dra. Jurema Telles, que destacou os desafios no enfrentamento ao cuidado à pessoa com câncer.

Atualmente, mais de 30 mil pessoas fazem tratamento no IMIP, o que equivale a uma média de 40% dos pacientes oncológicos de Pernambuco. Com o lançamento da plataforma, o IMIP alcança o terceiro dos três eixos temáticos da Ação Global para Melhoria do Cuidado da Pessoa com Câncer, pautada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

São eles: ações educacionais para profissionais de toda rede de saúde para luta contra o câncer (plataforma educacional Oncoline); ações para prevenção, diagnóstico e cuidado Integral do câncer do colo uterino (IMIP foi escolhido para realizar essas ações por meio da Secretaria Estadual de Saúde e da OPAS) e ações para melhoria da oferta de cuidados paliativos para pessoas com câncer (IMIP é o único hospital habilitado no Estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia – CACON).

Integrante da rede oncológica SUS de Pernambuco, o Cacon/IMIP oferece assistência geral, atuando no diagnóstico e tratamento do paciente. Com mais de 30 mil pessoas em tratamento no hospital e tendo realizado mais de 2 mil cirurgias oncológicas no ano passado, a assistência especializada abrange as seguintes modalidades integradas: diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos.


Segundo a coordenadora da Oncologia do IMIP, Dra. Jurema Telles, cerca de 22 mil casos surgem por ano em Pernambuco, o que torna o cuidado ao paciente com câncer um grande desafio. “Capacitar esses profissionais de saúde é essencial para a prevenção e o tratamento”, finaliza.

Publicado em 03/02/2023 12:35

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO
Opções de privacidade