Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil destaca importância do diagnóstico precoce

Nesta terça-feira (23) é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Instituído pela Lei n° 11.650, de 4 de abril de 2008, a data visa conscientizar todas as pessoas sobre as doenças neoplásicas infanto-juvenis. O câncer infantil é o segundo maior causador de morte entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos no Brasil, superado apenas pelos acidentes e mortes violentas neste grupo etário.
É preciso estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais e sintomas da doença, que são muito parecidos com de doenças comuns da infância, tais como: perda de peso; manchas roxas e sangramento pelo corpo sem machucados; vômitos acompanhados de dor de cabeça; diminuição da visão ou perda de equilíbrio; caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; palidez; febre prolongada sem causa identificada; dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços e crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local. Caso o seu filho (a) apresente esses sintomas procure um especialista.
Lembre-se de que o tratamento só se inicia após o diagnóstico confirmado. Quanto mais cedo for a procura pelo médico, maiores serão as chances de cura. Por isso, a prevenção torna-se ainda mais complicada e o foco volta-se para o diagnóstico precoce e o tratamento. O tratamento necessário, quimioterapia, radioterapia ou procedimento cirúrgico, deve ser explicado ao jovem paciente como formas de lidar e curar o câncer.


SERVIÇO
O IMIP se destaca no tratamento do câncer infantil. Fundado em 1994, o Serviço de Oncologia Pediátrica, que atende pacientes com suspeita ou diagnóstico do câncer, entre 0 e 18 anos, dispõe de 31 leitos de enfermaria, distribuídos em apartamentos com dois leitos com banheiros privativos para os pacientes, ante sala com lavabo para pais e acompanhantes, ar condicionado televisão. Dispõe de UTI própria com seis leitos, ocupa uma área de 2 mil m² distribuídos em quatro andares, sendo dois deles destinados às enfermarias, um para a UTI e quatro apartamentos para pacientes em cuidados paliativos.
O atendimento é feito na forma de consulta clínica, parecer clínico aos pacientes internados nas diversas enfermarias do IMIP, atendimento ambulatorial, na modalidade Hospital-Dia (Centro de Hematologia e Oncologia Pediátrica) e atendimento aos pacientes internados nas enfermarias da unidade de oncologia. Além do atendimento médico específico, os pacientes recebem o tratamento de suporte, que compreende o atendimento psicossocial, terapêutico, odontológico e educativo.

 

Publicado em 22/11/2021 12:55

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO