Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Ísis Lima

Dia Nacional de Doação de Órgãos ressalta importância da doação

Nesta sexta-feira (27) é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos. O ato ajuda milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas.

A Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014, institui o mês de setembro como dedicado especialmente à conscientização da doação de órgãos, mês que passou a ser conhecido como “Setembro Verde”. Em referência ao “Setembro Verde”, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) também realiza o chamado “Brasil Verde”, uma série de eventos em todas as capitais brasileiras que reforçam o debate sobre a importância da doação de órgãos.

Como ser doador de órgãos?

Para a doação, a pessoa deve ter sofrido de morte encefálica, podendo assim doar os principais órgãos vitais que permanecerão aptos para serem transplantados para outra pessoa. De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família.

Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas os que são considerados “duplos”, ou seja, que não irá prejudicar as aptidões vitais do doador após o transplante. Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados por pessoas ainda em vida.

Publicado em 26/09/2019 17:42

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO
Opções de privacidade