Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Scharlene Guedes

Contato: 81 2122.4724

Em Conferência emocionante, Ruben Maggi reverencia o legado deixado pelo Professor Fernando Figueira

Com duração de 1h30, o pediatra do IMIP, Dr. Ruben Maggi realizou a conferência “Contribuição do IMIP na Saúde Indígena” que emocionou a todos, no teatro lotado. O pediatra discorreu sobre a trajetória da Instituição, especialmente no tocante à saúde indígena e africana. Antes da conferência, o presidente do IMIP, Prof. Gilliatt Falbo, fez um breve perfil do conferencista, ressaltando a trajetória de Ruben Maggi em prol dos mais necessitados. “O Brasil tem uma dívida histórica e social com os índios e com os africanos”, disse o presidente.

De forma descontraída, Dr. Ruben Maggi iniciou a apresentação fazendo uma homenagem ao Professor Fernando Figueira e a todos que fundaram o IMIP. “Nossa homenagem pelos que acreditaram em nós e já se encantaram”, disse o pediatra lembrando que os índios usam o termo “encantar-se” quando se refere a alguém que já morreu e deixou um legado para os vivos.  “Sinto-me honrado em fazer parte daqui nos últimos 30 anos”, afirmou Dr. Ruben.

A frase do Professor Fernando Figueira "Sempre ao lado dos oprimidos por um mundo melhor" tem pautado a vida profissional de Ruben Maggi. Ao longo de sua trajetória no IMIP, o médico participou de várias missões na África, na América do Sul e no Brasil, prestando consultoria com a Estratégia AIDPI (Assistência Integrada às Doenças Prevalentes na Infância). Trata-se de uma estratégia padronizada, baseada em normas internacionais com grande impacto na redução da morbimortalidade infantil e enfrentamento de doenças tropicais, além do protocolo de desnutrição, desenvolvido no IMIP e adotado pela OMS, e capacitação permanente.

Com consultor da OMS, Dr. Ruben prestou consultoria a países africanos de língua portuguesa, como Moçambique e Angola. Trabalha ainda na assistência à saúde indígena de todo o país, com as etnias indígenas brasileira xucurus, guarani-kaiowá, xavantes, fulniôs e tantas outras. No Peru e na Bolívia, por exemplo, mais de 60% da população é formada por alguma etnia indígena. No Chile, a prevalência da etnia indígena é mapuche. Médico vocacionado, Rubem pauta a sua trajetória profissional na humanização e leva o cuidado e a dedicação às populações mais vulneráveis.

O conferencista encerrou a palestra citando a bela letra música de Violeta Parra, Gracias a La Vida, sendo bastante aplaudido pelos presentes, entre amigos, funcionários e estudantes. Após a conferência, o presidente do IMIP entregou o certificado ao conferencista.

Perfil - O chileno Ruben R. Schindler Maggi é pediatra graduado e pós-graduado pela Universidad de Chile. Radicado no Recife, fez Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal de Pernambuco  e mestrado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP. Exerceu na instituição as funções de diretor clínico e vice-coordenador de Ensino, além de ter sido consultor em Saúde Materno Infantil do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de saúde (OMS). Atua como assessor da Saúde Indígena e é tutor de Pediatria para Doutorandos e Residentes. Em 2016, Dr. Ruben Maggi recebeu a Comenda Prof. Fernando Figueira, concedida pelo Cremepe. 

Publicado em Tue Jun 13 09:46:00 CDT 2017

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Scharlene Guedes

Contato: 81 2122.4724

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100