Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Entenda como o novo coronavírus afeta os pulmões

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. A Covid-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, descoberto no final do ano passado na China. Como temos visto, os infectados apresentam um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

A pneumologista pediátrica do IMIP, Patrícia Bezerra, detalha como o vírus afeta os pulmões. “O SARS-CoV-2 causa uma pneumonite, ou seja, uma inflamação viral dos pulmões. Essa inflamação é muito intensa, porque as pessoas não têm imunidade contra esse vírus. Como o organismo reage de forma exagerada, os pulmões ficam bastante inflamados. Quando os pulmões inflamam, eles perdem a capacidade de fazer a troca gasosa do oxigênio, então, a pessoa fica com dificuldade de inspirar o oxigênio e distribuir para o restante do corpo”, explicou.

Fisioterapeuta do IMIP recomenda exercícios de respiração para fortalecer pulmões

Considerando que a Covid-19 pode afetar bastante a nossa capacidade de respiração, a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do IMIP, Marcela Oliveira recomenda alguns movimentos que podem ajudar a fortalecer a capacidade dos nossos pulmões, além de trabalhar a mobilidade do corpo.

Uma boa opção são exercícios que combinam a respiração com movimentos dos braços (membro superiores).

Como fazer:

  1. Inspire levantando os dois braços, e mantendo os cotovelos retos, até que os seus pulmões estejam cheios de ar;
  2. Faça uma pausa e em seguida solte o ar lentamente, ao mesmo tempo em que você abaixa os braços;
  3. Você também pode fazer esse exercício usando a abertura lateral dos braços. Abrindo e fechando os braços horizontalmente;
  4. Realize cerca de 30 repetições, fazendo um pequeno intervalo a cada 10;
  5. Procure reservar um ou dois horários por dia para criar o hábito de exercitar-se.
De acordo com Marcela Oliveira, esses movimentos podem ser realizados por qualquer pessoa, mas são ainda mais importantes para idosos e pessoas com doenças crônicas.

Publicado em 29/06/2020 11:21

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100