Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Entenda os riscos e como se prevenir do sarampo

Pernambuco chegou a 75 casos confirmados de sarampo, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quarta-feira (6). Ao todo, até o último dia 26 de outubro, foram notificados em Pernambuco 989 casos suspeitos da doença, dos quais 75 foram confirmados, 386 descartados e os demais estão em investigação.

Os municípios com casos confirmados são: Recife (05); Jaboatão dos Guararapes (01); Bezerros (01); Caruaru (08); Frei Miguelinho (01); Santa Cruz do Capibaribe (11); Taquaritinga do Norte (27); Toritama (08); Vertentes (11).

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação. No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação em postos de saúde em todo o Brasil, incluindo o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.

Com informações do portal do Ministério da Saúde* 

Publicado em 07/11/2019 07:40

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100