O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) comemora 60 anos de história neste sábado (13). A presidente da Instituição, Silvia Rissin, publicou um artigo na Folha de Pernambuco desta sexta-feira (12) relembrando a trajetória desta casa. Leia abaixo a íntegra do artigo.
IMIP – 60 anos de História
Em 13 de junho de 1960, o Prof. Fernando Figueira reunia em sua residência no Derby, alguns colegas médicos aos quais expôs seu desejo de criar um hospital exclusivamente para atender a criança pobre deste estado. Naquele momento criava-se o embrião do futuro Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco – IMIP. O grupo, liderado por Fernando Figueira, começou a dar os primeiros passos em direção à busca de condições para materializar a importante obra.
A primeira clientela a ser atendida seria a população carente do Bairro dos Coelhos, vizinha ao Hospital. Em seguida, o sucesso dos atendimentos foi se espalhando e aos poucos o IMIP foi ampliando sua cobertura assistencial e ao longo de todos esses anos, a curva de desenvolvimento do Hospital foi sempre ascendente.
Os três pilares de sustentação do IMIP desde seu início foram Assistência, Ensino e Pesquisa, passando a ser reconhecido como hospital–escola pelo Ministério da Educação e Centro de Referência de várias especialidades, pelo Ministério as Saúde.
Como uma instituição filantrópica e de utilidade pública federal, estadual e municipal, tem sua receita financeira advinda do Sistema Único de Saúde e complementada com doações recebidas pela Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP. Portanto, ao longo de sua trajetória, o IMIP vem sendo administrado com dificuldades financeiras visto que, suas despesas vão muito além de suas receitas.
Porém contamos com a abnegação de seus mais de 5.000 colaboradores, entre funcionários, profissionais de saúde, administradores, e outros, todos comprometidos com a causa que o IMIP abraçou, mantendo assim a qualidade da atenção oferecida.
Contamos ainda com um contingente superior a 500 voluntários, há 20 anos, a assistência tornou-se ainda mais humanizada e acolhedora.
Com 1.075 leitos atualmente o IMIP estendeu esse número de leitos para atender à demanda proveniente do Covid-19, primeiramente apenas para gestantes acometidas pelo novo corona vírus e em seguida ampliando para os demais pacientes.
O IMIP chega aos 60 anos de existência com a mesma vitalidade e princípios de quando foi criado. Prestar assistência à saúde a quem mais precisa tendo como princípios a ética, o humanismo e a solidariedade.
O IMIP cresceu, expandiu-se física e funcionalmente, sem nunca se afastar da sua essência humanística: persistir no seu objetivo primordial de assistir às famílias carentes da nossa região; produzir conhecimentos por meio da pesquisa científica e manter-se atualizado no ensino com as inovações pedagógicas, qualificando e formando cada vez mais profissionais de saúde, cidadãos competentes, éticos, críticos e participativos.
Temos um grande compromisso em dar continuidade a esse legado que recebemos há seis décadas buscando sempre manter uma atualização científica, técnica, respeitando os valores éticos, de justiça social, e solidariedade humana que constituem os princípios fundamentais do IMIP.
Silvia Rissin
Presidente do IMIP
Juliana Guerra
Maiara Andrade
Ísis Lima