Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

IMIP inaugura Centro de Parto Normal e reforça importância da assistência materno-infantil

  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:

A superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, e a coordenadora do Centro de Atenção à Mulher (CAM), Adriana Scavuzzi, inauguraram na manhã desta segunda-feira (30) o Centro de Parto Normal do IMIP. O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença de membros da direção, médicos e outros profissionais de saúde da Instituição.

Antes do descerramento da placa, a coordenadora do CAM agradeceu a toda equipe responsável pela concretização do espaço, que tem como objetivo incentivar o parto humanizado e reduzir a alta taxa de partos cesarianos. “Diante do cenário desfavorável com a saúde da população, essa inauguração mostra o propósito do IMIP de respeitar e entender a saúde materno-infantil como algo importante”, disse Scavuzzi, ressaltando que as gestantes merecem ser acolhidas num ambiente amplo limpo e confortável.

Tereza Campos destacou o centro de referência do IMIP à saúde materno-infantil desde a sua fundação, e a busca incessante pela garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher. “Temos uma grande responsabilidade em melhorar a qualidade da assistência para assegurar o direito da população”, disse a superintendente geral.

 

Sobre o Centro de Parto Normal  

O novo espaço é classificado, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, como Centro de Parto Normal tipo II Intra-hospitalar e conta com cinco leitos. Segundo a portaria do MS, para receber a classificação o serviço precisa estar localizado nas dependências internas do estabelecimento hospitalar; possuir ambientes compartilhados com o restante da maternidade, como recepção, sala de exames, posto de enfermagem, sala de serviço e outros ambientes de apoio; e garantir a permanência da mulher e do recém-nascido no quarto PPP durante o pré-parto e parto, podendo, após o puerpério imediato, serem transferidos para o alojamento conjunto.

“O diferencial é que a paciente vai ter uma assistência mais humanizada, com a presença do acompanhante. Isso já é feito no IMIP, mas a estrutura física não estava adequada às normatizações vigentes”, destacou a coordenadora Adriana Scavuzzi.

O novo espaço conta ainda com uma banheira para a mulher que desejar ter o seu bebê dentro da água.

Segundo a coordenadora, o centro vai atender pacientes consideradas com risco habitual, que anteriormente eram chamadas de “baixo risco”. “É uma paciente que não tem pré-eclâmpsia não tem diabetes, não tem nenhuma intercorrência ou alteração que contra-indique o parto normal. A assistência nesse lugar vai ser feito por enfermeiras capacitadas”, explicou. “Em caso de intercorrência, o médico que estará no pré-parto normal (PPP) vai ser chamado e avaliará a paciente que poderá ou não ser transferida para o centro obstétrico”, completou a médica.

Publicado em Mon Jul 30 08:43:00 CDT 2018

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100