Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Saúde Mental

IMIP promove II Jornada de Saúde Mental

Às vésperas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção do suicídio, o IMIP está realizando nesta sexta-feira (30) e neste sábado (31) a II Jornada de Saúde Mental. O evento tem como tema central a saúde mental dos profissionais de saúde e está acontecendo no Teatro do IMIP.

A mesa de abertura, realizada na tarde desta sexta-feira, contou com a presença da superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, do coordenador do Serviço de Saúde Mental do IMIP, Gustavo Couto, do coordenador da Residência Médica, Eduardo Jorge da Fonseca e do diretor da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Leonardo Machado

Na abertura, dr. Gustavo Couto falou que a Jornada é uma oportunidade discutir temas muito importantes como o suicídio, o cuidado com o cuidado, com o profissional de saúde, violência de gênero, entre outros. “É um encontro com a apresentação de diversos saberes, e esperamos que seja provocativo, que haja debate. A gente só constrói através do debate, da produção de conhecimento”, destacou o médico.
A Jornada também é uma oportunidade para celebrar os 7 anos de funcionamento de Serviço de Saúde Mental e dos 5 anos da Residência em Saúde Mental. “Nossa estrada só está começando, mas ela tem direção. E o que nos move são as pessoas que trabalham aqui e a população que busca esse serviço diariamente”, destacou a superintendente do IMIP, Tereza campos. O IMIP abraçou uma área que é vista com muito preconceito, com muita resistência, mas muito importante.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Prof. Associado da UFRJ, Marcos Antonio Brasil sobre inserção da psiquiatria no Hospital Geral. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre saúde mental de ligação, relacionada a outras especialidades, como oncologia e transplante.

Até amanhã serão realizadas diversas palestras, rodas de diálogo e minicursos com o tema central e outros pontos como sexualidade, psicogeriatria e atendimento de pacientes psiquiátricos em hospitais gerais, além de apresentações culturais.

 

A saúde mental do profissional de saúde

 

Segundo a Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio, estima-se que, em média, 300 a 400 médicos cometem suicídio por ano em todo o mundo.

A psiquiatra Maria do Carmo Cunha, coordenadora do evento, alertou que o adoecimento mental dos profissionais de saúde tem crescido cada dia mais. Ela aponta alguns fatores, chamados de gatilhos, para a situação. “A condição de vida que uma pessoa que começa a estudar na área médica, por exemplo, é bastante exigente, pois é uma carga horária muito extensa com uma série de assuntos. O estudante vai aprender a lidar e vivenciar perdas de pacientes. Depois de formado, o médico passa a sofrer uma grande pressão e essa cobrança vem de uma expectativa da sociedade de que ele vai resolver todos os problemas”, destacou, acrescentado ainda que as condições de trabalho geralmente são muito difíceis para esses profissionais.

Publicado em 30/08/2019 12:55

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100