Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Pesquisa Internacional

IMIP sedia oficina e seminário internacionais de pesquisa em avaliação de serviços de saúde

Com um discurso voltado para a defesa do SUS e para a construção do conhecimento a fim de fortalecer as políticas públicas de saúde, a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, abriu a X Oficina de Trabalho Internacional da Pesquisa Equity-LA II, na manhã desta segunda (28), na Sala de Defesa de Tese do Instituto. “Os desafios da saúde pública do Brasil são enormes, mas acredito na nossa capacidade de se reinventar e encontrar soluções”, afirmou a gestora.

Mais de 50 profissionais de saúde do Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Argentina, Chile, Espanha e Bélgica estão envolvidos na pesquisa, encabeçada no Brasil pela pesquisadora Isabella Samico, que no IMIP coordena o Grupo de Estudo de Avaliação em Saúde. Ainda compuseram a mesa de abertura, a superintendente de Ensino e Pesquisa, Afra Suassuna, e a pesquisadora Maria Luiza Vásquez.

No período de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019 será realizada no IMIP a X Oficina de Trabalho Internacional da Pesquisa Equity-LA II (Impacto de estratégias de integração da atenção no desempenho das redes de serviços de saúde em diferentes sistemas de saúde da América Latina). Mais de 50 profissionais de saúde do Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Argentina, Chile, Espanha e Bélgica estão envolvidos na pesquisa

A oficina de trabalho tem como objetivo avaliar os avanços dos trabalhos de cada equipe de pesquisa; apresentar e discutir os artigos científicos e os guias de boas práticas e lições aprendidas para profissionais e gestores que se encontram em elaboração por parte de cada equipe.

"Conseguimos trabalhar de uma forma fluida e isso tem trazido uma contribuição muito grande. Além da contribuição para os serviços, às redes que estão envolvidas no estudo, também há a contribuição para o aprendizado da nossa equipe de estudos de avaliação em saúde. A pesquisa vem possibilitando esse fortalecimento do ponto de vista técnico-científico para os nossos pesquisadores. Esse crescimento tem sido muito importante", disse Dra. Isabella Samico, coordenadora da pesquisa no Brasil.

No dia 04 de fevereiro de 2019 será realizado o Seminário Público: “Experiências de Integração da Atenção em Redes de Serviços de Saúde da América Latina. Resultados da Pesquisa Equity LA II”, em Caruaru (SENAC- Centro de Convenções Djalma de Farias).
OBS: A rede de serviços de saúde de Caruaru foi o local no qual se implantou a intervenção: ‘Reuniões Conjuntas entre Níveis de Atenção’.

Objetivo do Seminário Público: apresentação, discussão e divulgação dos resultados (processo de implementação e da avaliação da efetividade das intervenções) da PesquisaEquity-LA II.
Participantes do Seminário Público: gestores, profissionais e estudantes das redes de saúde dos municípios de Caruaru e Recife; as equipes de pesquisa do Equity-LA II.

A PESQUISA EQUITY-LA II
Objetivos: avaliar a efetividade de diferentes estratégias de integração da atenção na melhoria da coordenação e da qualidade da atenção nas redes de serviços de saúde em diferentes sistemas de saúde da América Latina e contribuir para a melhoria da coordenação e da qualidadeasistencial por meio daincorporação de estratégiasde integração dos serviços de saúde.

A partir de umestudo de linha de base e desenvolvimento de processo de pesquisa ação participativa, desenharam-se e implementaram-se intervençõesem seis redes de atenção à saúde de seis países da América Latina.

O Equity LA II é umprojeto internacional, financiado pela UniãoEuropeia e liderado pelo Consorci de Salud y Social de Cataluña, no qualparticipam:
Instituto de Medicina Tropical Príncipe Leopoldo (Bélgica)
Universidad Nacional de Rosario (Argentina)
Universidade de Pernambuco - UPE (etapa: estudo de linha de base – Brasil)
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (Brasil)
Universidad de Chile (Chile)
Universidad del Rosario (Colômbia)
Universidad Veracruzana (México)
Universidad de la República (Uruguai).

Coordenação Geral:
Dra. MaríaLuisaVázquez - Consorci de Salut i Social de Catalunya – Barcelona, Espanha
Coordenação no Brasil:
Dra. Isabella Samico - Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde – GEAS/IMIP

Financiamento: União Europeia - Projeto Colaborativo para Ações de Cooperação Internacional Específicas (SICA), Sétimo Programa Marco (FP7)

Período da pesquisa: Agosto/2013 – Julho/2019

 

Publicado em 28/01/2019 06:38

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100