Home
Botao pesquisar - Imip

Realize uma busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Scharlene Guedes

Contato: 81 2122.4724

MEMÓRIA

Lançamento da biografia da médica Fernanda Wanderley é um sucesso

O lançamento do livro, escrito pela jornalista Flávia de Gusmão, integra as celebrações do 56º aniversário do IMIP

  • Crédito: ASCOM
  • Crédito: ASCOM
  • Crédito: ASCOM
  • Crédito: ASCOM
  • Crédito: ASCOM
  • Crédito: ASCOM

Nesta segunda-feira (13.06), o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) lançou a biografia da cardiologista pediátrica Fernanda Wanderley, que fez parte da fundação da Instituição, no Restaurante DOM (Térreo do Hosp. Pedro II), às 19 horas. O livro “Fernanda Wanderley – uma lição de vida”, escrito pela jornalista Flávia de Gusmão a convite do viúvo Joaquim Correia Xavier de Andrade Filho, é um resgate da vida pessoal e profissional da médica, falecida em 2012, que inspirou muitas gerações de cardiologistas.

O restaurante Dom ficou lotado de familiares, amigos e admiradores de Dra. Fernanda. Estavam presentes o presidente do IMIP, Prof. Gilliatt Falbo, a superintendente geral, Tereza Campos, a superintendente de Ensino e Pesquisa, Dra. Afra Suassuna, os médicos João Guilherme, Ana Falbo, Edvaldo Souza, Cristina Mello – primeira-dama do Recife e discípula de Dra. Fernanda, entre tantos outros.

Em seu discurso, o Prof. Gilliatt Falbo disse que o IMIP tem uma grande dívida com doutora Fernanda. “Ela foi uma mulher de uma energia muito grande, muito dedicada ao trabalho e que deixou uma grande marca”, afirmou o presidente do Instituto. O filho Tibério falou que o livro conseguiu transmitir muito bem quem foi Fernanda Wanderley: uma pessoa simples, conciliadora, com um coração enorme. “Na medicina, ela se doava para as pessoas que mais precisam. O livro irá inspirar novas gerações”, afirmou emocionado. Responsável pela realização da obra, o viúvo falou que Dra. Fernanda considerava o IMIP a sua segunda casa. “Por isso fazemos questão de doar a renda da venda dos livros para a Instituição”. O lançamento foi acompanhado de um coquetel promovido pela família.

Como alega Flávia de Gusmão na apresentação da biografia: “viúvo há três anos, ele queria ver impressa num livro a trajetória de sua esposa, a médica pediatra Fernanda Wanderley, com quem ele, nas suas próprias palavras, ‘havia compartilhado 60 anos, três 3 meses e quinze 15 dias, entre namoro, noivado e casamento’. Foi essa matemática aplicada, sinônimo de uma saudade extrema e, seguramente, nunca aliviada, que me fez levantar os olhos das minhas anotações”.

O livro, que teve o projeto gráfico assinado pela design Gisela Abad, será vendido no local do lançamento e posteriormente na Lojinha do IMIP por R$ 40,00. Toda a renda obtida com a venda da biografia será revertida em prol do IMIP.

Biografia – Fernanda Wanderley morreu em 2012, vítima de acidente vascular cerebral aos 76 anos, enquanto trabalhava na enfermaria do coração do IMIP. Fernanda Wanderley sempre sonhou em ser médica por influência da família. Seu pai era médico e seus irmãos também. Foi casada com o engenheiro Joaquim Correia, com quem teve três filhos e quatro netos. Imipiana de coração, a médica costumava dizer que o IMIP é um lugar que mostra a sua funcionalidade e dá sua contribuição na medicina, o que a deixava realizada ao ver os frutos colhidos através do trabalho. “A sensação é a de que isso aqui é a minha casa”, disse Dra. Fernanda em sua última entrevista.

Publicado em Tue Jun 14 11:15:00 CDT 2016

Realize uma busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Scharlene Guedes

Contato: 81 2122.4724

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-550

(81) 2122.4100