Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

lançamento

Livro do Professor Fernando Figueira é lançado no IMIP

  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) lançou nesta terça-feira (04) o livro “Professor Fernando Figueira – 100 anos”, editado pela Cepe e escrito pelo jornalista Cicero Belmar. Bastante prestigiado, o lançamento marcou o encerramento das comemorações do centenário do Professor Fernando Figueira. A data foi escolhida porque se estivesse vivo o fundador do Imip completaria 101 anos no dia 04 de fevereiro.

A presidente do Imip, Silvia Rissin, e a superintendente-geral, Tereza Campos, receberam os inúmeros convidados, entre autoridades, amigos e funcionários da casa. Através de diversos depoimentos, o livro conta a história desse português que passou a maior parte da sua vida no Nordeste pernambucano. Diversas personalidades e políticos, como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, participaram da solenidade. O escritor do livro, Cicero Belmar, disse que a obra resgata um momento importante da história brasileira. "Fernando Figueira trabalhou não só em favor da criança e da mãe, mas também em favor da pesquisa, do cidadão brasileiro, da educação".

Diplomado pela Faculdade de Medicina do Recife, em 1940, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira, teve sua vida pautada na medicina social. Para a presidente do Imip, Silvia Rissin, o livro é uma forma de perpetuar o legado deixado por Figueira. "É importante a gente poder repassar esse exemplo e ter outras pessoas se inspirando nele. No Imip sempre buscamos manter os preceitos éticos, a filosofia de trabalho, o tratamento dado aos pacientes e acompanhantes ensinados por Figueira", disse a presidente.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou que Fernando Figueira foi um dos grandes responsáveis por avanços no combate à mortalidade infantil. "Ele deixou muitos discípulos e é uma grande referência na saúde materno-infantil, especialmente", falou.

Fernando Figueira morreu aos 84 anos, na casa onde morava. Durante sua carreira, ele realizou célebres obras em prol da saúde, especialmente em benefício das pessoas carentes, tendo o Imip a sua maior obra. O filho e ex-presidente do IMIP, Antônio Carlos Figueira, falou que o livro é um registro importante da trajetória de um homem público singular que dedicou toda a vida à causa da saúde pública de Pernambuco. "Meu pai realizou diversas ações em favor da população mais desassistida do Estado", comentou Antônio Carlos.

Toda a verba arrecadada com a venda do livro será revertida para o Imip. A obra pode ser encontrada nos quiosques do instituto nos principais shoppings do Grande Recife, na própria sede do Imip. Mais informações podem ser obtidas no (81) 2122-4704.

Publicado em 05/02/2020 06:05

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100