Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.
O IMIP foi homenageado nesta quinta-feira (01) pelo Ministério da Saúde para comemorar os 30 anos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) no Brasil, tendo sido o primeiro hospital do país a receber o título. Realizado no Auditório Alice Figueira, o evento foi bastante prestigiado.
O evento contou com a presença de representantes da OPAS, da Unicef, do Ministério da Saúde, da Sociedade Pernambucana de Pediatria e da diretoria do IMIP, além de gestores públicos no âmbito municipal e estadual.
Em seu discurso, a presidente do IMIP, Silvia Rissin, ressaltou o protagonismo da instituição no incentivo nacional ao aleitamento materno, destacando o papel fundamental dos professor Fernando Figueira.
Ao resgatar a trajetória do incentivo ao aleitamento no país, Rissin falou a trajetória do fundador do IMIP e a sua luta ao aleitamento materno. Na década de 1970, o Professor Fernando Figueira proibiu a prescrição de leite artificial quando secretário de saúde.
Fizeram parte da Mesa de Abertura a Presidente do IMIP, Silvia Rissin; o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio; a Coordenadora-Geral de Saúde Perinatal e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Ginani; a Coordenadora da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan), Cintia Ribeiro; a Diretora de Saúde Materno Infantil do Ministério da Saúde, Lana de Lourdes Aguiar; o representante da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (OPAS/OMS), Ariel Karolinski; e o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.
Juliana Guerra
Ísis Lima