Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

O papel do biomédico no combate à Covid-19

O Dia do Biomédico é lembrado nesta sexta-feira, dia 20 de novembro. Ele é um dos profissionais de saúde na linha de frente para o enfrentamento do novo coronavírus. A atuação do biomédico vai do diagnóstico da Covid-19 à compreensão do vírus, por meio de pesquisas, fundamental para a criação de medicamentos e vacinas.

“As testagens moleculares (RT-PCR) ou sorológicas (que confirma a presença de anticorpos), realizadas por biomédicos, tonaram-se essenciais no monitoramento da evolução da disseminação viral e para a confirmação dos casos de Covid-19”, afirma a biomédica, Leuridan Torres, que é Diretora de Pesquisa do IMIP.

A formação do biomédico permite que ele aja nas linhas de pesquisa em busca de vacinas e tratamentos eficazes. “Nossa função é usar o conhecimento para garantir que todas as informações fisiológicas, vindas de técnicas laboratoriais, contribuam para que vidas sejam salvas”, pontua a biomédica.

Biomédicos que atuam na vigilância sanitária auxiliam em programas governamentais de saneamento para erradicação de vírus, como o Sars-CoV-2, causador da atual pandemia de Covid-19. Essencial para os serviços de saúde, esse profissional trabalha nas áreas de Virologia, Microbiologia, Epidemiologia, Imunologia, Genética e Toxicologia.

 

Publicado em 19/11/2020 09:04

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100