Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Reconhecimento

O Professor Malaquias Batista recebe Título de Cidadão Pernambucano

Sessão Solene

O médico paraibano Malaquias Batista Filho recebeu na quarta (19) o Título de Cidadão Pernambucano da Assembleia Legislativa do Estado. A presidente do IMIP, Silvia Rissin, e a superintendente-geral, Tereza Campos, estavam presentes na homenagem, ao lado das superintendentes Afra Suassuna e Maria Silvia Vidon. A solenidade, que foi bastante prestigiada, contou com a presença dos secretários estadual e municipal de saúde, André Longo e Jailson Correia, respectivamente, de amigos, familiares e médicos do IMIP. O deputado Waldemar Borges foi o autor da resolução.

Aos 85 anos de idade e com quase 60 de atividade profissional, o Professor Malaquias tem se dedicado ao longo de sua trajetória à pesquisa, ensino e militância na causa da saúde pública, com foco no combate à desnutrição infantil. Foi consultor da FAO - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura / OMS e UNICEF para missões especiais em países da África e América Latina, incluindo o Brasil.

A extensa contribuição acadêmica do homenageado está representada, em parte,  pelos 74 livros e 205 artigos científicos publicados no Brasil e no Exterior. Também pelas várias honrarias recebidas, entre elas, a Comenda Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, o Prêmio Nacional de Segurança Alimentar, da Fundação Bunge, e o Prêmio Anísio Teixeira, da Capes (MEC) 2016.

Nascido na zona rural de São Sebastião do Umbuzeiro, filho de um vaqueiro e de uma dona de casa, Malaquias Batista colheu os frutos dos esforços da mãe, para que os filhos estudassem. Formou-se médico em 1961, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou a vida profissional nesse Estado, mas, em 1966, fugiu para o Recife devido a perseguições políticas da ditadura militar, recebendo abrigo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lecionou por 38 anos.

Malaquias também é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e foi consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Hoje, é professor emérito da UFPE e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de lecionar na Pós-Graduação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

“Nosso homenageado possui vários méritos, entre os quais o trabalho incansável em prol da saúde da população”, pontuou o deputado Professor Paulo Dutra (PSB), que presidiu a cerimônia. Waldemar Borges afirmou que Malaquias Filho é um exemplo que inspira gerações de profissionais que, assim como ele, militam, com dedicação sacerdotal, no campo da saúde pública e na luta contra a fome. “Me cabe o privilégio de, como parlamentar e cidadão, ser o porta-voz desta justa e necessária homenagem”, salientou.

Malaquias Filho agradeceu a honraria da Alepe e salientou que a iniciativa coroa o compromisso que assumiu com o Estado. “A maior parte da minha vida foi em Pernambuco. Estou muito feliz com este Título”, pontuou. Durante a solenidade, também saudaram o homenageado a presidente do Imip, Sílvia Rissin, e o professor da UFPE Pedro Cabral de Lira.

 

*Com informações da Alepe

 

 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

O professor Malaquias Batista recebeu na noite desta quarta o Título de Cidadão Pernambucano da Assembleia Legislativa do Estado. A presidente do IMIP, Silvia Rissin, e a superintendente-geral, Tereza Campos, prestigiaram a homenagem ao lado das superintendentes Afra Suassuna e Maria Silvia Vidon. A solenidade, que foi bastante prestigiada, contou com a presença dos secretários estadual e municipal de saúde, André Longo e Jailson Correia, respectivamente, de amigos, familiares e médicos do IMIP. O deputado Waldemar Borges foi o autor da resolução. Preparamos uma reportagem especial sobre a trajetória do Professor Malaquias Batista, uma das maiores autoridades em nutrição do País. (Link na bio) ��

Uma publicação compartilhada por IMIP Pernambuco (@imip_pernambuco) em19 de Fev, 2020 às 3:48 PST

Publicado em 20/02/2020 06:27

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100