Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.
O Dia Nacional de Combate ao Estresse, celebrado nesta quarta-feira (23), alerta para a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde mental, principalmente neste período de pandemia. O clima de insegurança e de incertezas tem deixado as pessoas ainda mais tensas do que normalmente elas estariam.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. E no Brasil, a preocupação também é grande. Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), já somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.
De acordo com a psicóloga do IMIP, Mônica Osório, as reações de medo, tristeza, ansiedade, sentimento de desamparo, desesperança são esperadas, especialmente nesse período. “Mas, cada pessoa possui mecanismos de defesa diferentes, que são construídos ao longo de sua vida”, afirma.
“É importante prestar atenção aos nossos pensamentos e sentimentos, e buscar ajustá-los diariamente. Viver cada dia, sem se exigir tanto e estimular esperanças diárias”, orienta.
Além disso, a psicóloga ensina dicas como estar atento ao cuidar de si, dormir bem, praticar exercícios físicos e manter contato com amigos e familiares, que revigora, dá segurança e forças para seguir em frente.
Juliana Guerra
Maiara Andrade
Ísis Lima