Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Outubro Rosa: Brasil deve diagnosticar 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que somente em 2021 sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama, doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Esse mês historicamente é dedicado à conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce por meio de ações desenvolvidas na campanha Outubro Rosa.

Para a coordenadora do Centro de Mama do IMIP, Isabel Pereira, é importante que as mulheres estejam atentas ao câncer de mama desde novas. “Eu acredito que a mulher deve se preocupar com o câncer de mama a partir dos 20 anos de idade, porque cada vez mais o câncer está vindo em idades precoces. Claro que o câncer de mama tem uma incidência maior à medida que os anos vão passando. Mas 6% dos casos aparecem em pacientes abaixo dos 35 anos. Mas já tivemos pacientes com 18 anos, de 23 anos, com câncer de mama. A mulher tem que fazer o autoexame não com o intuito do diagnóstico precoce, mas com o intuito de se conhecer. Ela também deve ir periodicamente ao médico e, quando jovem e se possível, deve fazer uma ultrassonografia de mama”, destacou.

Atividade física é importante na prevenção

Segundo o Inca, cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil - aproximadamente, 8 mil ocorrências - poderiam ser evitados com a adoção de um estilo de vida mais saudável, especialmente, com relação à prática de atividade física.

De acordo com uma pesquisa de 2020 da União Internacional para o Controle do Câncer, 28% das mulheres espalhadas por 20 países não perceberem que a falta de atividade física é um fator de risco para o câncer.

Por isso, comece agora a mudar seu estilo de vida.

Veja abaixo algumas dicas:

- Praticar atividade física regularmente;

- Manter o peso corporal adequado;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Amamentar seu bebê. Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer;

- Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

Publicado em 04/10/2021 08:02

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100

Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.

CONCORDO