Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Por que todos devem usar máscara?

A transmissão do novo coronavírus se dá por meio de secreções contaminadas (sobretudo a nossa saliva) expelidas pelas vias aéreas. Por mais contidos que sejamos, sempre expelimos gotículas para o ar quando falamos ou mesmo quando respiramos.

Além disso, no caso do coronavírus, como muitos infectados não apresentam sintomas e não sabem que estão com a Covid-19, a máscara para uso geral pode ajudar a conter a transmissão por essas pessoas assintomáticas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que pessoas assintomáticas podem, sim, transmitir a Covid-19. No entanto, ainda não há evidências suficientes para avaliar a extensão da transmissão nestes casos. Ou seja, não se sabe ainda qual é a proporção dessas pessoas que, de fato, tem a capacidade de contaminar outras. Por isso é importante que todos usem a máscara.

Estudo aponta eficiência do uso da máscara e as outras medidas para prevenção

Um estudo divulgado no início de junho mostrou evidências sobre o quanto o distanciamento social, o uso de máscaras com múltiplas camadas e proteção para os olhos ajudam a reduzir a dispersão da Covid-19. A análise, considerada a mais ampla sobre os mecanismos de proteção até o momento, foi publicada na revista Lancet, uma das mais conceituadas do meio médico do mundo.

A pesquisa traz uma revisão de mais de 200 estudos, que avaliaram a efetividade dessas medidas protetivas em 16 países, incluindo o Brasil. Os autores apontam que manter um distanciamento social idealmente de dois metros, usar máscaras faciais e proteção para os olhos têm bons efeitos contra a doença. São consideradas como proteção para os olhos o uso de viseiras (face shields), óculos de proteção e óculos normais. O distanciamento é, sozinho, o que mais protege, segundo o estudo.

Entretanto, os autores alertam que a combinação dessas medidas não é garantia de não haver contaminação. “Mesmo quando usada corretamente, nenhuma intervenção foi associada à proteção completa contra a infecção. Outras ações básicas, como higiene das mãos, são necessárias. As pessoas também devem ter em mente que usar máscara não é uma alternativa ao distanciamento físico, e sim uma forma a mais de proteção”. Eles ponderam que o grau de confiança nos dados é moderado para o distanciamento físico e baixo para as máscaras e protetores visuais, mas destacam que o trabalho pode servir como guia de políticas públicas.

Publicado em 03/07/2020 13:06

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100