Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Para saber mais consulte nossa Política de Privacidade.
Uma das tradições dos festejos juninos é a culinária à base de milho. Canjica, pamonha, mungunzá, todos esses alimentos são muito saborosos, mas é preciso cuidado na hora de consumi-los por conta dos produtos utilizados no preparo.
Para as pessoas que tem diabetes, colesterol e triglicerídeo alto e excesso de peso o alerta é reforçado. Já para os pacientes com problemas renais a preocupação é com a grande quantidade de fósforo encontrada nos alimentos à base de milho.
Confira abaixo algumas dicas para aproveitar com moderação as iguarias:
• Os alimentos juninos são muito calóricos?
R: As preparações do São João são à base de milho, leite de coco e açúcar, concentram muitas calorias. Deve-se preferir o milho assado e cozido, fazer o consumo moderado dos outros alimentos típico do São João como canjica, pamonha, pé de moleque.
• Para quem têm problemas de saúde, quais os riscos do consumo em excesso?
R: Por serem preparações ricas em açúcar e gorduras, devem ser evitados por indivíduos diabéticos, com colesterol e triglicerídeos altos e com excesso de peso. Os pacientes renais devem fazer o consumo moderado à base de milho por conter grandes quantidades de fósforo.
• Por fim, quais são os benefícios do milho?
R: Rico em fibras promove saciedade e contribui para um bom funcionamento intestinal. Possui treonina, um aminoácido essencial, ou seja, necessita ser fornecido pela dieta. E alguns minerais como fósforo que ajuda a fortalecer ossos e dentes e magnésio que possui antioxidante, melhora o funcionamento cardíaco e ajuda a manter os ossos saudáveis.
Além de aproveitar a festa com moderação nos alimentos, tenham cuidado com os fogos de artifícios. Bom São João!
Juliana Guerra
Ísis Lima