Home
Botao pesquisar - Imip

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Centenário Fernando Figueira

Senado homenageia fundador do IMIP

  • Crédito:
  • Crédito:
  • Crédito:

O Senado realizou na manhã desta sexta (24) sessão especial para homenagear o centenário do nascimento do Professor Fernando Figueira, fundador do IMIP. A presidente do IMIP, Silvia Rissin, a superintendente-geral, Tereza Campos, a superintendente de Finanças, Silvia Vidon, a presidente da FAF, Bessy Veiga, prestigiaram o evento ao lado de Antonio Carlos Figueira e outros familiares. A sessão foi bastante prestigiada e contou com a presença do prof. Malaquias Batista, enquanto o secretário municipal de Saúde do Recife, Jailson Correia, fez um emocionante discurso sobre a vida do professor. A homenagem ao professor foi requerida pelo senador Humberto Costa e pelos deputados Felipe Carreras e João H. Campos.

 

Diplomado em 1940 pela Faculdade de Medicina do Recife, Fernando Figueira iniciou sua vida profissional como clínico geral em Quebrangulo, interior de Alagoas. Em 1948, foi médico do Hospital das Clínicas e Assistente da Cadeira de Clínica Pediátrica na Universidade de São Paulo (USP). Após nove anos, voltou ao Recife obtendo com distinção a livre docência. Nos anos seguintes, adquiriu experiência profissional como professor visitante nos Estados Unidos, México e Paris. Através de concurso, assumiu a cátedra da disciplina de Pediatria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1960 e, em seguida, o cargo de professor titular da Faculdade de Ciências Médicas. Na área científica, Fernando Figueira publicou seis livros e mais de 100 trabalhos, tendo sido secretário de Saúde no governo de Eraldo Gueiros (1971-1975).

 

Além da criação do Imip, o professor também criou as seguintes instituições: Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam); Laboratório Central de Pernambuco (Lacen); Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam); Centro de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas (Ceon); Academia Pernambucana de Medicina; Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope); Associação Pernambucana de Médicos Generalistas; Associação Brasileira de Reprodução e Nutrição em Saúde Materno Infantil; Associação do Diabético Jovem; Associação Pernambucana de Apoio aos Portadores de Fibrose Cística; e a Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip (FAF). Em Alagoas, fundou o Clube de Xadrez para a comunidade de Quebrangulo e o Clube Cultural Recreativo Monte Castelo. Fernando Figueira faleceu em 1º de abril de 2003, aos 84 anos.

Publicado em 24/05/2019 10:57

busca

Arquivos

ASCOM

Juliana Guerra

Maiara Andrade

Ísis Lima

Logo - Imip

(81) 2122.4100

Rua dos Coelhos | 300 Boa Vista - Recife - PE - Brasil | CEP 50070-902

(81) 2122.4100